Campeões anteriormente em Kuala Lumpur, em abril, na Malásia, Alison e Álvaro conquistaram em solo português o segundo título de uma etapa nesta temporada. A parceria entre os dois foi formada no início deste ano, com o objetivo de conquistar vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e o resultado deste domingo rendeu 800 pontos para eles no ranking da corrida olímpica do Brasil por um lugar na competição.
Apenas duas duplas de cada naipe (masculino e feminino) vão representar o Brasil na Olimpíada e os campeões desta disputa em Espinho ocupam a segunda posição neste ranking, agora com 3.830 pontos - os líderes são Evandro e Bruno Schmdit, com 4.640. E nesta campanha na competição em Portugal os medalhistas de ouro brilharam ao eliminar os alemães Thole e Wickler, atuais vice-campeões mundiais, e os italianos Nicolai e Lupo, que faturaram a prata nos Jogos do Rio-2016.
"Tivemos uma fase de grupos muito forte, perdemos para eles (André e George) valendo o primeiro lugar da chave em um jogo muito equilibrado. Na sequência foram vários cruzamentos duros, os norte-americanos, a dupla alemã vice-campeã mundial, os italianos vice-campeões olímpicos, foi uma trajetória muito forte que foi nos dando confiança e resistência. A final foi digna de uma decisão brasileira, 2 sets a 1, com André e George jogando muito bem novamente. Tivemos calma com o vento forte, mas também soubemos nos comunicar, usar a energia da torcida", disse Alison, que nas semifinais deste domingo também superou, ao lado de Álvaro Filho, os letões Plavins e Tocs por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/15.
Já na outra semifinal, André e George derrotaram os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt por 21/17. No confronto que valeu o bronze, Plavins e Tocs venceram a parceria do Chile por 21/13 e 21/18 para garantir um lugar no pódio em Espinho.
André Stein, por sua vez, valorizou a medalha de prata conquistada em Portugal, sendo que anteriormente ele e George faturaram o terceiro lugar na etapa quatro estrelas de Jinjiang, na China, nesta temporada. "Já alcançamos o bronze, agora conseguimos a medalha de prata. Acredito que estamos no caminho certo para conquistar a medalha de ouro na sequência. Foi uma ótima experiência jogar em Portugal. Existem muitos brasileiros, a torcida torceu e apoio demais os times do Brasil, a comida e o clima são excelentes. Estamos orgulhosos da nossa campanha", ressaltou.
Curiosamente, a única derrota em sete jogos de Alison e Álvaro Filho nesta participação em Espinho foi justamente para André e George, na fase de grupos da competição. E o ouro obtido neste torneio rendeu aos campeões um prêmio de cerca de R$ 74 mil, enquanto os medalhistas de prata ganharam aproximadamente R$ 60 mil. A única derrota desta última parceria no evento português ocorreu na decisão, depois de terem conquistado cinco vitórias consecutivas.
Com esta campanha, André e George também passaram a contabilizar 3.520 pontos no ranking da corrida olímpica brasileira rumo a Tóquio-2020, no qual ocupam a terceira posição. E há quatro maneiras de assegurar vaga na Olimpíada: ganhando o título do Mundial de 2019; sendo finalista do classificatório olímpico, que será na China, também neste ano; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; ou vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa).
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.