Na sala da sua casa, o executivo explicou que a experiência exclusiva de estar ali naquele local é o tipo de serviço que a empresa espera oferecer ao seleto grupo de clientes do novo cartão de ultraluxo da bandeira que acaba de chegar ao Brasil, o quarto mercado global a receber o produto para os endinheirados, ao lado de Emirados Árabes, Canadá e Índia.
O público potencial do Infinite Privilege é de apenas 200 mil pessoas no Brasil, mas para ter acesso ao cartão é preciso ser convidado pelos bancos. E a barra é bem alta: a expectativa é alcançar clientes que tenham um patrimônio de cerca de R$ 30 milhões, ou uma renda mensal de cerca de US$ 60 (mais de R$ 300 mil).
Um dos principais objetivos da Visa é dar mais munição para o esforço dos bancos na forma deles se relacionarem com os clientes ultrarricos. A ideia é que as instituições usem o novo serviço exclusivo para fidelizar essa classe de consumidores para que eles usem vez mais serviços do banco que oferece o cartão, um conceito que ficou conhecido como principalidade na indústria bancária, e que ganhou força na medida em que o mesmo cliente passou a ter conta em diversas instituições financeiras.
Além disso, segundo a Visa, o segmento é visto com importância, uma vez que o grupo de alta renda responde por quase 85% do volume de pagamentos internacionais.
Exclusividade
A noção de luxo silencioso se traduz das formas mais diversas de serviços exclusivos que estarão disponíveis aos clientes, entre eles o acesso a ingressos de shows esgotados em todo mundo, traslado de helicóptero até o aeroporto no Brasil, experiência de compra em lojas após o horário de funcionamento normal, além de uma sala VIP exclusiva no aeroporto de Guarulhos.
"A ideia é oferecer o que não está a alcance do dinheiro apenas", afirmou Alves, no encontro com os jornalistas, ao citar o convite para a apresentação na sua própria casa. "Queremos dar também o que o cliente tem de mais valioso: tempo."
Há vários exemplos desse tipo de experiências do tipo, desde o filho de um empresário brasileiro que pediu para conhecer uma equipe de Fórmula 1 no exterior, até um noivo que pediu para o serviço da Visa ajudar a arrumar um casamento num aeroporto. Outra oferta inusitada é tentar arranjar encontro dos clientes com seus músicos e artistas favoritos nos camarins de shows no Brasil e no mundo.
"Acesso é super importante. Temos que sempre viabilizar o caminho do sim", afirma Fernando Amaral, vice-presidente de Produtos & Inovação da Visa do Brasil.
Para ter acesso às experiências, os clientes terão acesso a um "gerente de estilo de vida", que ajuda a providenciar a parte logística e tirar os "desejos" dos clientes do papel.
A introdução do novo segmento no Brasil passou por um período de dois anos de estudos e se dará com a ajuda de uma empresa especializada em promover esse tipo de atendimento.
Segundo a Visa, foram examinadas as transações dos dez principais emissores de cartões de altíssima renda no Brasil, com gastos maiores que R$ 180 mil. O levantamento identificou que 90% das transações desse público são feitas com cartões de crédito, e que viagens são o principal foco.
(Com Agência Estado)
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