De acordo com a ACSP, a expansão das vendas do varejo nos primeiros quinze dias deste ano no confronto com o mesmo período do ano passado foi impulsionada pela modalidade à vista, com alta de 4,6%. Já as vendas a prazo subiram 2,6% no período.
O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, afirma que o sistema de vendas à vista, que abrange principalmente compras de menor valor, tem sido beneficiado pelas altas temperaturas neste início de ano, que estimulam a comercialização de roupas e calçados da moda primavera-verão, adereços, artigos de praia, bronzeadores.
Também em função do forte calor, bens duráveis como ventilador e aparelho de ar condicionado têm tido bastante procura, elevando as vendas a prazo, mesmo com elevadas tributações incidentes sobre esses produtos, destaca.
A ACSP explica que a queda registrada nas vendas nos primeiros quinze dias em relação à primeira quinzena de dezembro está dentro da normalidade, já que no último mês do ano há um avanço das vendas por causa do décimo terceiro salário e do Natal. No período, houve queda de 44,1% nas vendas à vista e de 29,1% na categoria a prazo.
(Com Agência Estado)
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