Em junho, as vendas caíram 0,2% em termos nominais frente ao mesmo mês de 2024. Ajustado pela inflação, o recuo chegou a 3,7%, revertendo a alta de 6,7% vista em maio. "O resultado mostra os desafios atuais do setor, mas também evidencia a capacidade de adaptação das empresas, que seguem investindo em estratégias de atração e retenção de clientes", afirmou a vice-presidente executiva do IFB, Ingrid Devisate.
O desempenho variou entre regiões: Norte (6,8%), Sul (3,5%) e Nordeste (0,5%) tiveram crescimento nominal anual, enquanto Centro-Oeste (-0,9%) e Sudeste (-1,8%) registraram queda. Datas sazonais, como o Dia dos Namorados, tiveram impacto limitado, com alta de apenas 0,2% nas vendas em relação ao ano passado.
O tíquete médio do setor subiu 8,22%, de R$ 39,40 para R$ 42,60, impulsionado pelo repasse da inflação e ajustes de preços. O número de transações totais recuou 6,2%, enquanto nas mesmas lojas a queda foi de 2,2%, indicando menor fluxo de consumidores. Já o delivery manteve participação estável no faturamento, respondendo por 22,5% das vendas em junho, ante 22,3% em maio.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.