A Refit abastecia 10% do mercado de combustíveis do Estado de São Paulo, com uma atuação bastante pulverizada, e cerca de 20% do mercado no Rio de Janeiro, concentrada especialmente na Baixada Fluminense e no Norte do estado. As regiões são consideradas pontos críticos por concentrarem municípios como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo e São João de Meriti, que estão entre os dez mais populosos segundo o Censo 2022 do IBGE. Só na Baixada Fluminense, por exemplo, a Refit atendia 20% do mercado, porcentual maior do que nas demais regiões fluminenses (entre 15% e 18%).
Com o cenário monitorado em tempo real, as empresas mapearam os volumes que eram supridos pela refinaria interditada e redesenharam as rotas de abastecimento durante o fim de semana. Mobilizações semelhantes foram feitas durante as enchentes do Rio Grande do Sul e a seca do Rio Madeira (que percorre os estados de Rondônia e Amazonas), ambas em 2024.
As informações são compartilhadas com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na segunda-feira (29), está prevista uma reunião especial para avaliar se serão necessárias medidas adicionais. O IBP afasta, neste momento, qualquer possibilidade de desabastecimento já que a compra de combustíveis é feita de forma antecipada, entre cinco e sete dias, e os postos se preparam para o consumo mais elevado nos finais de semana.
Outro lado
Em nota, a Refit diz que recebeu a notícia da interdição das atividades no Rio de Janeiro com "surpresa e indignação" e esclareceu que "jamais" atuou ou opera como "empresa de fachada para atividades ilegais e possui histórico comprovado de atividades legítimas no mercado".
"A administração da companhia não teve acesso às condicionantes estabelecidas pela ANP para a retomada regular das operações. Tão logo tenha acesso à notificação oficial de interdição, a empresa demonstrará nos autos do processo administrativo da ANP que todas as condicionantes sempre estiveram atendidas, não havendo justificativa razoável para a paralisação total de suas atividades", afirmou a refinaria em nota.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.