As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, caíram 2,9% no segundo trimestre de 2025 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2024, as importações mostraram alta de 4,4%.
A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.
Atividades
As atividades financeiras cresceram 2,1% no segundo trimestre de 2025 ante o primeiro trimestre de 2025. Já as atividades imobiliárias subiram 0,3%.
As indústrias extrativas avançaram 5,4% no segundo trimestre de 2025 ante o primeiro trimestre, e o segmento de informação e comunicação subiu 1,2%.
As outras atividades de serviços tiveram expansão de 0,7%, e transporte e armazenagem cresceram 1%.
A produção de eletricidade e água encolheu 2,7% no período, enquanto o comércio ficou estável (0%). A indústria de transformação caiu 0,5%, e a construção diminuiu 0,2%. A administração pública e seguridade social recuaram 0,4%. A agropecuária encolheu 0,1%.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.