Em nota, o TCMB apontou que a inflação subjacente desacelerou em agosto, a demanda doméstica continua fraca e a condições econômicas continuam desinflacionárias, ao mesmo tempo em que o crescimento da atividade continua a exceder expectativas.
O BC turco se comprometeu a tomar os passos necessários para garantir o retorno da inflação à meta e afirmou que a "magnitude desses passos" será determinada com uma abordagem cautelosa, a cada reunião. "A instância de política monetária restritiva fortalecerá o processo de desinflação por meio da demanda, taxa de câmbio e canais de expectativas até que a estabilidade de preços seja alcançada", disse.
Por outro lado, a política monetária voltará a ser apertada se a inflação se desviar das projeções atuais, alertou o TCMB.
Na esteira do anúncio do BC turco, a lira turca continuou oscilando perto da estabilidade ante o dólar e praticamente não se alterou. Às 8h13 (de Brasília), o dólar subia a 41,29 liras, ante 41,27 liras no fim da tarde de quarta-feira, 10.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.