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Economia Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011, 18:10 - A | A

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Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011, 18h:10 - A | A

MUDANÇAS

Banco Central normatiza regras para atuação de correspondentes no país

A mudança consiste em pedir garantia de que os colaboradores que trabalhem no setor tenha entendimento sobre crédito e consumidor

DA REDAÇÃO

Arquivo Pessoal

Raniery Queiroz é diretor da Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo (Aneps) em Mato Grosso

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu novas normas para o trabalho de instituições financeiras e correspondentes de todo país. Entre as mudanças está a exigência de capacitação e certificação do funcionário que trabalha com operações de créditos. A resolução é do Banco Central.

Segundo o diretor da Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes do País (Aneps) de Mato Grosso, Raniery Queiroz, até 2014 todas as operadores de agentes e correspondentes de créditos terão que ter a certificação para fazer o atendimento aos clientes.

Raniery argumentou que regulamentação das empresas será mediante aplicação de prova contendo questões sobre matemática financeira básica, Código de Defesa do Consumidor, ética nos negócios, produtos e serviços e fundamentos do mercado financeiro. No total serão 40 perguntas e o avaliado tem que acertar 70% destas, ou seja, 28 questões.

Para Raniery Queiroz, a medida é muito importante em um país que o crédito é amplamente divulgado. “A norma é muito importante para que os clientes tenham mais segurança”, pontuou Raniery.

A ANEPS é responsável pela aplicação do teste nas instituições de crédito. Nesta terça-feira (20), na Capital de Mato Grosso o teste já foi aplicado em uma empresa de crédito, no centro de Cuiabá. Todos os colaboradores são obrigados a fazer avaliação. Em 15 dias é que sai o resultado.

Correspondentes são pontos de atendimento que oferecem serviços bancários como, por exemplo, lotéricas, Correios, supermercados, padarias e farmácias.

Atualmente, existem cerca de 150 mil pontos de atendimento que oferecem serviços financeiros no país. Do total de 5.564 municípios, apenas 24 não contam com atendimento por meio de correspondentes.

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