Segundo a nota, a declaração conjunta tem como objetivo aprofundar a cooperação para proteger cadeias de fornecimento de minerais essenciais, aumentar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento e cofinanciar novos projetos de minerais essenciais que contribuam para uma variedade de indústrias. "Com vastos recursos energéticos e naturais, o Canadá tem tudo o que o mundo precisa para atender às demandas do futuro", menciona o texto.
Além das questões de minerais críticos e energia, o documento acrescenta que os líderes discutiram a importância de diversificar as relações comerciais, bem como "questões globais urgentes", com destaque para o trabalho para paz e segurança de longo prazo à Ucrânia e à Europa. "Eles acolheram com satisfação a estreita coordenação com os Estados Unidos sobre essas questões", ressalta o documento.
Carney também destacou o potencial para uma colaboração bilateral mais aprofundada entre os países em gás natural liquefeito (GNL) e hidrogênio, ao mesmo tempo em que avançará na cooperação no âmbito da Aliança Canadá-Alemanha para o Hidrogênio, a fim de desenvolver um corredor comercial transatlântico de hidrogênio que apoie a transição para energia limpa e fortaleça a segurança energética.
Carney e Merz concordaram em manter contato próximo.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.