O grupo corresponde a 54,1% da população de 37,9 milhões de habitantes nesta faixa etária existentes no País. O grupo de 16 a 17 anos de idade tinha maior proporção de pessoas fazendo esse tipo de tarefa, 74,4%, seguida pelo grupo de 14 a 15 anos, com 73,7% desses adolescentes desempenhando essas atividades. Entre as crianças de 5 a 13 anos de idade, 45,0% faziam tarefas domésticas ou eram responsáveis pelo cuidado de pessoas.
Dentre as crianças e adolescentes que desempenhavam essas tarefas em casa, 1,1 milhão também atuava concomitantemente em atividades econômicas.
Os dados mostram que o trabalho em atividades econômicas não eximia crianças e adolescentes dos afazeres domésticos. Ao contrário, a proporção dos envolvidos em afazeres domésticos era maior entre os que trabalhavam (74,0%) do que entre os que não realizavam nenhuma atividade econômica (53,3%).
Considerando todas as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil (seja em atividade econômica seja em produção para autoconsumo), 77,5% realizavam também afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas.
Segundo a pesquisa, 89,8% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que realizavam afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas dedicaram até 14 horas semanais a essas tarefas, enquanto 8,2% destinaram de 15 a 24 horas.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.