A 28ª edição do Vinde e Vede que teve início no domingo (02) é em celebração a canonização do Papa João Paulo II que acontecerá no dia 27 de abril, no Vaticano. A estimativa é de que 40 mil pessoas participem diariamente da programação que termina na terça-feira (04).
Os portões do evento foram abertos às 14h e segundo os organizadores, além do público fiel de Cuiabá e Várzea Grande é esperada caravanas de todo o Estado.
Pregação, missa, adoração com bandas regionais e louvor são algumas das atrações para quem busca estar um pouco mais perto de Deus. “As pessoas que vem ao Vinde e Vede vem ao encontro de algo novo, em busca de transformação, de uma experiência nova”, revelou Maria Inês Pereira Vaz, uma das organizadoras do evento.
|
Valdomiro da Silva, 66, é um exemplo. Ele conta que sempre acompanhou desde que o Vinde e Vede acontecia na Universidade Federal de Mato Grosso. O evento já aconteceu no Ginásio Dom Aquino, no estádio do Verdão e no parque de exposições da Acrimat. “Nunca faltei por pura devoção”, declarou.
Do município de Nova Mutum, Luzinete Benedita da Silva conta que já fazia quatro anos que ela não participava do Vinde e Vede. “Além de nos aproximar de Deus é uma oportunidade da gente reencontrar os amigos e fazer outros irmãos na fé”, assegura.
Já Amado Neves de Oliveira levou família para participar. Ao todo vieram sete pessoas do Distrito da Guia. “Por espontânea vontade para buscar a voz do Senhor”, frisou.
A lembrança do Papa João Paulo II também motiva a participação dos fiéis. Trata-se de um pedacinho de tecido em algodão com uma mancha de sangue do Papa, de quando ele sofreu o atentado na Praça de São Pedro, em Roma, segundo explicou o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton.
|
A relíquia foi conduzida com a imagem do Papa João Paulo II até o palco central em um andor carregada por seminaristas.
Uma das organizadoras do evento, Maria Inês Pereira Vaz, confessa ser a prova de que os pedidos, quando feitos com fé, são atendidos. Seu filho estudou em seminário, fez o curso de filosofia, mas não tinha o diploma.
Ele morava em Curitiba e não conseguia lecionar porque todas as instituições pediam o diploma. O dilema já se estendia há alguns anos e desesperava Inês. Numa das últimas edições do Vinde e Vede, quando Dom Milton no momento da oração, pediu para que os fiéis apresentarem o desejo que estava em seu coração, ela não precisou pensar muito.
“Fiz uma oração simples pedindo para que as portas fossem abertas para meu filho. Ele conseguiu o emprego e o diploma. Está trabalhando em Curitiba. A responsável que o contratou contou que, para escolher o novo funcionário, espalhou os vários currículos que recebeu sobre a mesa e disse para si que o currículo que apontasse seria o novo contratado. Pra mim foi a mão de Deus”.
|
A coordenadora também já ouviu testemunhos de pessoas que foram abençoadas ao pedirem interseção da relíquia do Papa João Paulo II.
Edite Prainha, 63, moradora de Várzea Grande diz ter alcançado uma graça quando, em um dia de oração no evento, pediu para conseguir uma casa própria. “E consegui, estou feliz. Agora venho em busca de uma cura, sinto fortes dores nos ombros e na coluna. Quero sair daqui curada”, relatou.
O EVENTO
Diante da previsão de 40 mil pessoas diariamente no evento, o espaço coberto foi ampliado comparado ao do ano anterior. Foram instaladas 100 tendas grandes, 50% a mais que em 2013. Além disso, o amplo espaço ganhou ainda, 10 mil cadeiras, apesar de comportar muito mais.
|
Os gastos giram em torno de R$ 400 mil e serão custeados por meio de parcerias de empresários, inclusive uma empresa de Cuiabá doou um carro para sorteio no último dia do evento.
Ações entre amigos também são realizadas com o objetivo de arrecadar recursos, além da praça de alimentação disponibilizada durante os quatro dias do evento.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá que também apoiam a realização. Além do esquema do segurança, onde foram disponibilizados 170 policiais, mais os homens do Corpo de Bombeiros e UTI móvel.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.