O fim de semana em Cuiabá deve ser de muito sol forte, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O motivo do "calorão" é uma onda de calor que atinge metade do país e se estende até domingo (17). Na Capital, as temperaturas máximas ficam na casa dos 40°C. Cabe destacar que, nesta quinta-feira (14), Cuiabá foi a capital mais quente do país, em quarto lugar no ranking nacional brasileiro, segundo o Inmet, com 40ºC.
Nesta sexta-feira (15), o tempo fica com muitas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A máxima deve ser de 40°C. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 65%.
No sábado, o tempo fica com muitas nuvens e não há possiblidade de chuva. A miníma será de 29°C e a máxima, também de de 40°C. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 70%.
Já no domingo, a máxima cai um pouco, ficando em 39°C. A miníma será de 28°C. Ao longo do dia, o tempo fica com poucas nuvens.
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), a situação não será muito diferente de Cuiabá. Nesta sexta, a máxima será de 40°C. No sábado, haverá miníma de 23°C e máxima de 40° C. Domingo terá miníma de 23°C e máxima de 39°C.
RONDONÓPOLIS
Em Rondonópolis (217 km de Cuiabá), a situação tende a ser mais crítica, podendo as máximas passarem dos 40°C, conforme o Inmet. Nesta sexta, a máxima deve ser de 42°C. No sábado, a miníma será de 24°C e a máxima de 42°C. Já no domingo, a miníma será de 25°C e a máxima, de 39°C.
ONDA DE CALOR E BAIXA UMIDADE
O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo potencial para onda calor, que teve início nesta quinta-feira e se estende até domingo. Em Mato Grosso, este é o quinto fenômeno do tipo no ano. Contudo, conforme os intitutos de meteorologia, este tem menos intensidade que os anteriores.
Além disso, outra alerta amarelo para baixa umidade também foi emitido, válido até esta sexta-feira. O fenômeno ocorre apenas em algumas regiões de Mato Grosso, como nordeste e sudeste.
CAPITAL MAIS QUENTE
Já no primeiro dia que passou a valer o alerta para onda de calor, Cuiabá já fez jus à fama e foi a quarta cidade mais quente do país, atingindo a máxima de 40°C. A capital mato-grossense ficou apenas atrás das cidades de Ibotirama (BA), com 40,5° C, Três Lagoas (MS), com 40,2° C, e Água Clara (MS), com 40,2° C, conforme o Inmet. Foi a capital mais quente do Brasil, seguida de Terensina (PI), com o 10º lugar no ranking geral.
CUIDADOS
O Inmet orienta a população para alguns cuidados devido à onda de calor que atinge metade do país, como beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, assim como exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em casos de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.