Quarta-feira, 18 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,50
euro R$ 6,32
libra R$ 6,32

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,50
euro R$ 6,32
libra R$ 6,32

Cidades Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 16:30 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 16h:30 - A | A

FROTA NOVA

Sinfra aponta que ônibus adquiridos por Cuiabá não são compatíveis com BRT

Ainda segundo a Sinfra, a prefeitura foi informada sobre os padrões geométricos adotados no modal

WELLYNGTON SOUZA
DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) apontou que os 144 novos ônibus adquiridos pela Prefeitura de Cuiabá não são compatíveis com as estações do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT em inglês), que será construído em substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A afirmação foi feita em resposta a um internauta durante a apresentação do anteprojeto do BRT na última terça-feira (14).

Luiz ALves

Nova Frota Onibus

 

LEIA  MAIS: Prefeitura entrega 144 novos ônibus e descarta aumento na tarifa

Apesar da frota ter abertura de portas do lado esquerdo, conforme determina o projeto do BRT, possuem piso alto, enquanto os eixos do BRT serão de piso baixo.

"No caso da frota adquirida pela prefeitura de Cuiabá, com piso alto e portas à esquerda, estes veículos poderão utilizar as faixas exclusivas desde que operados em viagens expressas, ou seja, sem paradas nas estações", diz trecho da resposta.

De acordo com a Sinfra, a integração entre as linhas de eixo BRT com outras linhas de ônibus no corredor podem ocorrer de duas maneiras. A primeira é nas principais linhas de ônibus, que operam de forma mista, ou seja, dentro e fora do corredor. a operação será com frota de piso baixo e porta em ambos os lados.

Já na segunda são nas linhas que têm como destino o Centro da Capital, que circulam em trechos curtos nas avenidas onde estão os corredores exclusivos com paradas à direita e acesso às estações de canteiro central por travessia semaforizada. "Neste caso opera-se com a frota comum, ou seja, ônibus de piso alto com portas somente à direita", afirmou a pasta.

Ainda segundo a Sinfra, a prefeitura foi informada sobre os padrões geométricos adotados no BRT, a primeira vez em 04 de janeiro quando foram enviados os estudos técnicos que definiram pelo BRT em substituição ao VLT e em 11 de março por meio de uma nota técnica emitida pela pasta à Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SEMOB).

Outro lado

Em nota, a Semob afirmou que ao contrário do que sustenta o Governo do Estado, os novos ônibus são adaptados para atender tanto o modal BRT quanto o VLT.

Veja nota na íntegra

"Nota à imprensa

Quanto aos apontamentos elencados, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa:

- Ao contrário do que sustenta o Governo do Estado, a Pasta foi notificada em 4 de janeiro de 2021 - quando foram enviados os estudos técnicos e, não o projeto do modal - que definiram o modal BRT em substituição ao VLT.

- Porém, o trâmite do processo de licitação do transporte coletivo já havia sido concluído pela Prefeitura de Cuiabá em 2019, inclusive, as empresas ganhadoras do processo de licitação já haviam adquirido junto às fábricas os 144 novos ônibus.

- Por fim, reiteramos que os ônibus novos são adaptados para atender tanto o modal BRT quanto o VLT".

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros