A Secretária de Estado de Educação (Seduc) esclareceu, por meio de nota, que a aprovação de todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino se deu por uma falha no sistema. O caso ganhou repercussão após o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) denunciar que vários profissionais de Educação constataram a alteração nos lançamentos das notas para que todos os alunos fossem aprovados. No comunicado, a pasta explica que a inconsistência já foi corrigida.
Segundo o parlamentar, diversos professores denunciaram que mesmo aqueles que não alcançaram as notas ou que não tinham as presenças necessárias, por meio do ensino remoto, estavam sendo aprovados ao ter a nota alterada no sistema.
“A questão é séria. É grave essa denúncia que nós recebemos de vários profissionais da educação. Nós estamos oficialmente cobrando explicações do governador sobre esse posicionamento da Seduc. É uma situação absurda. Já não basta todos os problemas que Mato Grosso enfrenta na Educação", questionou Lúdio.
No comunicado, a Seduc explicou que os alunos que não atingiram o mínimo de 75% de frequência serão reprovados. (Veja a nota na íntegra no final da matéria).
As aulas 100% presenciais foram retomadas no dia 18 de outubro na rede estadual de ensino. A medida causou polêmica, já que na época a maior parte dos adolescentes ainda não havia se vacinado contra a covid-19. Os únicos estudantes que não foram obrigados a retornar para as escolas são os que possuem comorbidades.
Veja abaixo a nota da Seduc na íntegra:
Em relação aos questionamentos sobre a aprovação de todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que:
1) Foi identificada uma instabilidade no sistema de lançamento SigEduca/GED, após o encerramento do ano letivo, nesta segunda-feira (20.12). A inconsistência já foi corrigida pela TI;
2) Sendo assim, os alunos que não frequentaram as aulas e não cumpriram com o mínimo de 75% de frequência para aprovação, prevista em lei, serão retidos por falta e terão que fazer a matrícula na mesma série no ano que vem;
3) Já os alunos matriculados no ano letivo de 2021 que frequentaram as aulas, não serão retidos por desempenho e ficará garantida a recuperação da aprendizagem aos alunos no decorrer do ano letivo de 2022;
4) Durante o retorno das atividades presenciais, as unidades escolares foram orientadas a realizar todos os procedimentos de busca ativa dos estudantes. No caso dos estudantes que não retornaram às aulas, foi orientado que caso tivessem mais de 25% de faltas consecutivas, a unidade poderia realizar o ajuste desistência/abandono no sistema da secretaria.
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