A agricultura familiar de Mato Grosso ganhou um novo fôlego no último sábado (24), com a entrega de equipamentos essenciais em um evento de grande porte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que prestigiou as ações do projeto "Campo e Ciência" da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Fundação Uniselva.
Com um investimento que ultrapassa os R$ 30,5 milhões, o projeto "Campo e Ciência" vai muito além da entrega de máquinas. Ele é uma iniciativa ambiciosa, focada no "Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar".
O objetivo é avaliar o impacto da mecanização, melhorar o acesso à terra e aos recursos naturais, planejar infraestrutura básica, diversificar a produção e agregar valor. O projeto também visa fortalecer a capacidade institucional e o protagonismo comunitário, desenvolver novas áreas produtivas e, de forma crucial, fomentar o empreendedorismo feminino no campo.
Essa parceria estratégica entre MAPA, UFMT e Fundação Uniselva promete beneficiar cadeias produtivas vitais como Apicultura, Avicultura, Bovinocultura de Leite e de Corte, Olericultura, Fruticultura e Piscicultura.
O Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, foi o palco dessa celebração que reuniu mais autoridades do país e do estado. Além do Presidente Lula, estiveram presentes o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), o governador Mauro Mendes (União), a reitora da UFMT, Professora Marluce Sousa e Silva, o reitor do IFMT, Professor Júlio César dos Santos, e diversas outras personalidades.
A reitora da UFMT, Professora Marluce Sousa e Silva, fez questão de reforçar o compromisso da universidade com os programas do governo federal, celebrando o sucesso do "Campo e Ciência", coordenado pelo Professor Rogério Lúcio Lima, com o gerenciamento administrativo e financeiro da Fundação Uniselva.
"Este projeto vai muito além da simples entrega de equipamentos. Ele é a ponte que une o campo e a ciência, permitindo o monitoramento do impacto social que a tecnologia tem na produção agrícola desses agricultores familiares", explicou o Professor Rogério Lúcio Lima, coordenador do projeto.
Para o Diretor-Geral da Fundação Uniselva, Professor José Jaconias, a parceria com o Ministério da Agricultura reforça o papel fundamental da Fundação no fortalecimento da agricultura familiar. "É extremamente gratificante fazer parte de uma iniciativa que oferece ferramentas e conhecimento para que nossas comunidades rurais prosperem de forma sustentável e duradoura", destacou.
As primeiras máquinas entregues no sábado já estão fazendo a diferença na região sul do estado, beneficiando assentamentos nas cidades de Juscimeira, Campo Verde e Poxoréu.
A Fundação Uniselva, cogestora da iniciativa, tem um papel crucial no gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional. Além de ser a fundação de apoio da UFMT, a Uniselva estende seu suporte a instituições como o IFMT, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o IFMS, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), consolidando-se como um pilar de desenvolvimento para a ciência e a educação no Brasil.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.