O Pesquisador e Doutor no município de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), Éverton Neves dos Santos, participará no dia 24 de abril do evento 'Ninth Interactive Dialogue of the General Assembly on Harmony with Nature', na sede da ONU, em Nova York. O evento reúne especialistas do mundo inteiro que estudam os direitos da natureza, desde 2009, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas editou a sua primeira resolução sobre harmonia com a natureza.
O professor explica que o projeto 'Harmony with Nature' é uma referência mundial na luta e no reconhecimento de que o Planeta Terra e seus ecossistemas merecem direitos e ações interventivas, em todos os âmbitos. "Estamos felizes por participar e ainda mais mostrar a cidade de Rondonópolis e os projetos que fazemos parte, abrindo novas redes e parcerias em prol da pauta que é tão urgente”, disse Éverton.
Anualmente, pesquisadores são convidados para debater na sede da ONU os direitos da natureza no contexto global, sem perder de vista as questões locais e regionais. Este ano será o '12º Diálogo Interativo da Assembleia Geral sobre Harmonia com a Natureza', evento que ocorre desde 2011. No ano passado, o encontro resultou no 11º relatório da assembleia geral da ONU, no qual reconheceu os avanços na jurisprudência da Terra, através dos direitos da natureza e da economia ecológica.
Para o professor, o diálogo interativo com apresentações de pesquisadores, políticos e organizações da sociedade civil que lutam pela pauta biocêntrica e dos direitos da natureza, servem de inspiração para mostrar outras iniciativas de todo o mundo que demonstram ações para viver em harmonia com a natureza.
Rondonópolis receberá representante do projeto da ONU
Como desdobramento dos projetos ao direitos da natureza, pela primeira vez, a cidade receberá a representante do projeto da ONU 'Harmony With Nature', dra. Mariana Ribeiro Santiago, para uma conferência. A Universidade de Mato Grosso (Unemat) e parceiros que fazem parte do projeto 'Direitos da Natureza', com ênfase aos direitos do Pantanal-natureza e políticas públicas, realizarão o 'I Encontro do Direito da Natureza, Justiça e Sociedade', em Rondonópolis. O objetivo do projeto é analisar as políticas públicas mato-grossenses, realizar intervenções e recomendações propositivas pelas dimensões da ecologia jurídica.
“Será um marco para nossa cidade receber a professora, pesquisadora e membro do projeto da ONU para que no dia 18 de maio do ano que vem, realize conferência e conheça o trabalho em nossa cidade. Este projeto conta com a parceria do Gedifi, CNPQ e Nuepe da Unemat, Neabi da UFR, coletivo herdeiras do quaritere e Instituto Professora Coraci. Faremos ainda reuniões com o Rotary Club de Rondonópolis, OAB de Rondonópolis, Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, além de outras instituições para somar esforços em prol da pauta”, pontua Éverton.
O pesquisador é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, realiza seu segundo doutorado em Direito pela Universidade de Marília, os quais desde 2015 pesquisa e desenvolve projetos com os temas direitos dos povos e comunidades tradicionais e os direitos da natureza. Mestre em Direito e Mestre em Educação, pela UFMT. Além, é líder e coordenador do Gedifi/Cnpq, coordena o curso de Direito da Unemat/Rondonópolis e fundador do IPC-Instituto Professora Coraci.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site www.harmonywithnatureun.org. Já sobre o evento em Rondonópolis os organizadores pedem que sigam @grupogedifi.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.