A Prefeitura de Cuiabá determinou a proibição do uso de blocos de concreto, conhecidos como “gelo baiano”, em obras de mobilidade e vias públicas da capital. A decisão foi anunciada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) nesta terça-feira (19) e, segundo ele, tem como principal objetivo evitar acidentes e preservar vidas. Brunini explicou que os blocos de concreto, além de estarem muitas vezes tortos e irregulares, já provocaram diversos acidentes.
“Na obra da Miguel Sutil, toda semana temos de um a dois acidentes por causa desses blocos. Eles são perigosos e já destruíram carros. Se fosse um motociclista, poderia ter resultado em morte”, afirmou.
O prefeito também citou exemplos de ocorrências graves em outras cidades, como na Avenida da Feb, em Várzea Grande, onde os blocos de concreto foram substituídos por cones plásticos fixados no chão, considerados mais seguros e eficientes na sinalização. “Em Cuiabá, não vamos permitir o uso de blocos de concreto em nenhum projeto de mobilidade. Essa medida é para proteger a população. Vamos regulamentar por meio da Secretaria de Mobilidade, que terá de aprovar todos os projetos de intervenção viária”, destacou.
Ainda de acordo com Brunini, a normatização será aplicada em todas as obras executadas no município, sejam elas da Prefeitura ou de terceiros, com orientação também ao Governo do Estado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.