A 1° Festa do Carro de Boi de Cuiabá que acontece neste domingo (6), no bairro Pedra 90, marca a conquista para amantes das tradições culturais da zona rural na Baixada Cuiabana. As cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturas ligadas ao meio rural se tornaram patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial de Cuiabá por meio da Lei Municipal 6.744/2022, de 22 de janeiro de 2022.
Organizado pela Comitiva Os Boiadeiros, o evento vai homenagear a tradição dos carros de boi e dos tropeiros que faziam o transporte de produtos e cargas nos tempos da colonização.
Segundo o organizador do evento, o diretor-presidente da Comitiva, Rodrigo Breder, a festa é um resgate cultural de antigas tradições mato-grossenses e marca uma conquista almejada pela categoria, de ser patrimônio cultural, além de abrir o calendário oficial dos eventos relacionados ao município.
"Essa Lei foi um divisor de águas na nossa cultura, estamos recebendo comitivas de Brasnorte, Várzea Grande, Rondonópolis vindo participar do evento, porque agora virou patrimônio histórico de Cuiabá, então as pessoas querem vir participar e representar a sua cidade”, ressalta Rodrigo.
A Lei de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB) foi aprovada na Câmara de Vereadores.
"Somos uma região onde temos uma ligação muito grande com a pecuária onde temos muitos cavalos e bois , temos na Baixada Cuiabana muitas comitivas , por isso, apresentamos um projeto de lei para valorizar a cultura cuiabana", conta o vereador.
Em 2017, uma Emenda Constitucional liberou vaquejadas e rodeios em todo o território brasileiro e determina que os esportes que utilizem animais não sejam considerados cruéis, desde que sejam manifestações culturais registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, conforme consta no parágrafo 1º do artigo 215 da Constituição.
A Lei garante como patrimônio histórico cultural de Cuiabá os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de celas e búfalos, bem como muladeiros e os tropeiros. Também inclui as tradições esportivas envolvendo animais. Ainda acrescenta a oficialização do tradicional desfile dos boiadeiros do Pedra 90, que integra os festejos culturais.
Para garantir a segurança dos animais, a Lei declara que nas festas e ações culturais não podem em momento algum ser cometido abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações contra os animais em sua participação ou preparação destpara apresentação, não importando a sua espécie.
Os eventos da categoria geralmente são organizados por comitivas, formadas de amantes da montaria e tradições tropeiras na região, que vem ao longo passando de gerações.
A programação da 1ª Festa do Carro de boi de Cuiabá contará com desfile de tropeiros, boiadeiros, tropas de burros de carga, carros de boi, montarias e comitivas de todo o Estado.
A concentração será no campo de futebol do bairro Pedra 90. O desfile está previsto para acontece a partir das 10h, após a cerimônia de abertura da festa.
Na programnção, ainda haverá almoço com comidas típicas e apresentações culturais. O evento segue todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo município.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.