O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso resgatou, nesta segunda-feira (2), um porco-espinho que estava em uma região central do município de Alto Araguaia (423 km de Cuiabá).
A equipe do 1º Núcleo Bombeiro Militar foi acionada por moradores, que relataram a presença do animal em perímetro urbano.
Ao chegar ao local, os bombeiros militares realizaram a avaliação da situação e efetuaram a captura do animal de forma segura, utilizando técnicas e equipamentos adequados para o manejo de fauna silvestre.
Durante a avaliação, foi constatado que o animal não apresentava ferimentos ou lesões aparentes. Após a captura, ele foi devidamente acondicionado e encaminhado para soltura em local apropriado, afastado da área urbana e compatível com seu habitat natural.
O Corpo de Bombeiros ressalta que, em ocorrências envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o telefone 193 para solicitar apoio. Em nenhuma hipótese o cidadão deve tentar capturar o animal por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes.
Os porcos-espinhos são mamíferos roedores de hábitos terrestres, com o corpo recoberto por pelos modificados, conhecidos popularmente como espinhos. Essas estruturas funcionam como mecanismo de defesa contra predadores e podem penetrar facilmente na pele ao contato.
A alimentação da espécie é composta principalmente por material vegetal, como folhas, caules, raízes, sementes, flores e frutos. Algumas espécies também podem se alimentar de pequenos insetos e répteis.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





