O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, está internado em estado grave em São Félix do Araguaia (1.002 km de Cuiabá). O bispo deu entrada no hospital na última quarta-feira (29) com dificuldades respiratórias.
Exames revelaram uma mancha nos pulmões de Casaldáliga, mas segundo informações da Prelazia de São Félix, o teste para Covid-19, realizado no segundo dia de internação, teve resultado negativo.
Casaldáliga nasceu em Barcelona, na Espanha e foi radicado no Brasil em 1968. O bispo é conhecido por defender os direitos humanos, sobretudo dos povos marginalizados e indígenas.
Apesar do estado grave, no último domingo (02), os médicos que acompanham o quadro do líder religioso decidiram não transferi-lo para outra unidade de saúde em virtude do risco de contaminação pelo coronavírus.
A família do bispo também foi contra a transferência do católico. Isso porque, se transferido, Casaldáliga correria o risco de não poder realizar seu último desejo, ser enterrado às margens do rio Araguaia, no cemitério dos índios Carajás.
Segundo as informações obtidas pelo HNT/HiperNotícias, apesar de grave, o quadro de saúde do bispo é estável.
Obra
Dom Pedro Casaldáliga, o “bispo do povo” mudou-se para o Brasil em 1968 para fundar uma missão em Mato Grosso. Sua atuação foi marcada pela defesa dos direitos humanos e dos mais pobres.
Um dos maiores defensores da Teologia da Libertação no Brasil, o bispo também é poeta e atuou contra a ditadura militar, período no qual foi alvo de cinco processos de expulsão do país.
Em 2005, Dom Pedro, o primeiro prelado de São Félix, pediu a renúncia do governo pastoral e foi sucedido por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.