Começa a valer a partir do dia 2 de dezembro a cobrança nas fiscalizações por radares na avenida Miguel Sutil, próximo ao edifício Santa Rosa Tower, no bairro Santa Rosa, e na avenida Manoel José de Arruda (a Beira-Rio), nas proximidades do viaduto Murilo Domingo. A aplicação de multas para quem trafegar acima da velocidade permitida ocorre depois de um período educativo de mais de 30 dias, que se encera nesta quinta-feira (30), segundo informou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
No radar da avenida Miguel Sutil, a velocidade permitida é de 60 km/h. Já na Beira-Rio, o limite é de 40 km/h. Os valores variam de acordo com a categoria: infração vãi de média, com - 4 pontos (R$ 130,16), à gravíssima, com - 7 pontos (R$ 880,41).
O secretário da Semob, Juares Samaniego, orienta que motoristas e motociclistas fiquem atentos. Segundo o gestor, a implantação dos equipamentos foi uma medida de segurança adotada após reunião com o Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 29ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Cuiabá, da Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, visando, acima de tudo, garantir mais segurança viária nos trechos considerados críticos e com alto fluxo de pedestres.
Conforme Samaniego, no trecho da avenida Beira-Rio, por exemplo, houve um grande clamor dos moradores da região devido ao atropelamento que resultou na morte de um jovem de 21 anos no ano passado. O jovem estava na via, ao lado de um veículo estacionado, quando foi atingido por um carro que passou em alta velocidade. O motorista fugiu sem prestar socorro.
"Há tempos a Semob vem cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a implantação de novos radares e, nestes dois pontos, foram realizadas diversas reuniões com representantes do MP, Sinfra e Semob para discutir a garantia da segurança dos pedestres e melhorias no trânsito", explica.
O secretário lembra que não existe multa sem infração. "Existem leis de trânsito que devem ser respeitadas. Mesmo com muitos avisos e campanhas, ainda existem motoristas que insistem em não obedecer às leis e não respeitar os pedestres, por exemplo", acrescenta.
Vale lembrar que a instalação dos equipamentos de monitoramento é realizada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito, composta pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
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