Mato Grosso está sob dois avisos meteorológicos nesta segunda-feira (29). No norte mato-grossense estão previstas chuvas intensas. Já no Leste do Estado, o alerta é de baixa umidade. Na Capital, nenhum alerta está vigente. Cuiabá, de acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), terá máximas de até 41º C e poucas nuvens.
A segunda-feira começou com temperatura mínima de 24º C e a máxima alcança 36º C. Durante a tarde e à noite podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.
Na terça-feira, a mínima fica em 23º C. Já a máxima tem tendência de alta e os termomêtros devem registrar até 38º C. O dia será de poucas nuvens e a umidade mínima pode chegar a níveis alarmantes, de até 15%.
Na quarta-feira, primeiro dia de outubro, o calorão fica ainda pior. O dia começa com 23º C, mas as máximas em Cuiabá chegam a 41º C. O dia pode ter perídos extremamente secos, com umidade de até 10%. Não há previsão de chuva.
Na quinta-feira, o calorão se mantém. A mínima prevista é de 23º C e a máxima de 40º C. O dia deve ser de poucas nuvens, assim como na sexta-feira, dia em que os termômetros variam entre 23º C e 39º C.
ALERTAS
Chuvas intensas: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Carlinda, Castanheira, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Paranaíta e Rondolândia estão sob aviso de perigo potencial para chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
Baixa umidade: Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guiratinga, Itiquira, Luciara, Marcelândia, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Tesouro, Torixoréu, União do Sul e Vila Rica estão sob alerta amarelo, de perigo potencial, para baixa umidade.
A amidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, o que representa riscos à saúde, por isso: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.