Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2020, 09h:24

Tamanho do texto A - A+

MT registra mais de 9 mil possíveis casos de dengue em 2019

Por: KHAYO RIBEIRO

O estado de Mato Grosso registrou 9.645 possíveis casos de dengue em 2019, como apontam dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. O relatório diz respeito à 49º semana de monitoramento da Secretaria de Vigilância em Saúde, que foi divulgado em dezembro do último ano.

divulgação

mosquito da dengue

 Imagem ilustrativa

Apesar dos milhares de casos registrados, Mato Grosso é o 17º estado em número total de ocorrências. No Centro-Oeste, a unidade federativa é a última em registros, ficando atrás de Goiás (119.093), Mato Grosso do Sul (48.096) e do Distrito Federal (38.005).

A taxa de incidência da doença a cada 100 mil habitantes em Mato Grosso é de 276,8. Em número total de óbitos, o estado divide o décimo lugar com Acre, registrando três mortes por dengue.

Quando considerado todo o Brasil, que registrou 1.527.119 casos, o Centro-Oeste é a segunda região nacional em ocorrências, ficando atrás somente do Sudeste.

Os dados coletados, como aponta a sessão de Levantamento Rápido de Índices de Aedes aegypti (LIRAa), indicam que apenas um município de Mato Grosso não enviou informações sobre a doença. Porém, a cidade não foi informada.

O levantamento também revela informações sobre os casos de Chikungunya e Zika, que, juntas, somam 745 ocorrências em Mato Grosso.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



1 Comentários

CARLOS HENRIQUE TEIXEIRA AGOSTINHO DE JE - 16/01/2020

Enquanto a consciência da população não mudar não jogando lixo, e enquando a política de sucateamento doa agente de endemias não dessas, vai ser isso aí... População não apoia o trabalho, falta insumos para.l combater o mosquito, piso salarial do MS nao repasados aos agentes, condições de trabalho péssimas e baixa auto estima profissional estão entre os inúmeros fatores para esse insucesso na prevenção da doença.. acorda povo, acorda gestores.. os agentes estão doentes...trabalhando na mara , muitos passando da hora de se aposentarem e não conseguem.... Fica a dica de um novato no sistema.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA