Cuiabá e outras 105 municípios do Estado estão sobre alerta, nesta sexta-feira (20), de baixa umidade relativa do ar variando de 30% a 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, segue o alerta de frio e risco à saúde com baixas temperaturas que podem ser de mínima de 11°C no sábado, na Capital.
Segundo o Inmet, a massa de ar seco deve prenominar nesta sex-feira, deixando a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30% nas regiões centro-sul nordeste, sudeste, pantanais sul, sudoeste e norte mato-grossenses. Além disso, há baixo risco de incêndios florestais.
De acordo com as previsões, a tempestade subtropical Yakecan se deslocou para o alto mar e, nesta sexta-feira, não ameaça mais o Brasil. No entanto, a massa de ar frio de origem polar que veio junto com a tempestade trouxe uma frente fria no início desta semana, que deve pendurar até a próxima semana, causando baixas temperaturas e deixando o ar seco.
Além disso, o Inmet mantém o alerta para risco à saúde com baixas temperaturas. No sábado, a temperatura mínima prevista é de 11°C e máxima deve chegar aos 29°C em Cuiabá, dexando a umidade relativa do ar em baixa variando entre 20% e 54%.
No domingo, o dia deve ser de sol, mas a temperatura mínima pela manhã deve ser de 13°C e máxima pode chegar aos 30°C. A umidade relativa do ar prevista deve variar entre 24% e 47%.
Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto e para saúde é um nível de 60% de umidade relativa do ar.
Segundo o Inmet, não há previsão de chuva para os próximos dias no Estado.
As dicas para esses dias de baixa umidade relativa do ar são beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e ingerir alimentos leves e à base de água.
Mais informações junto à Defesa Civil poder ser obtidas pelo telefone 199.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.