Relatório confeccionado pela Delegacia Especializada em Repressão de Narcóticos (Denarc) aponta Amanda Lazzaretti Aguiar como investigada no âmbito da Operação Western. A residência que ela estava, em Várzea Grande, foi alvo de busca e apreensão e Amanda foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil na condição de testemunha. No imóvel, os agentes encontraram estufas e maconha em quase todos os cômodos.
Amanda foi abordada junto com o namorado José Ferreira de Barcellos Filho, no dia 26 de junho, mas ele foi preso. Logo que os agentes entraram na casa, sentiram forte odor de entorpecentes.
Questionado, José Ferreira confirmou que havia drogas no imóvel. Nas buscas, os policiais encontraram uma estufa no quarto do casal, devidamente equipada, com instrumentos de ventilação, iluminação e controle de umidade.
Dentro da estufa, haviam cinco vasos de maconha em pleno desenvolvimento. Também foram encontrados potes de vidro com sementes e flores de maconha.
Por toda a casa, os agentes encontraram vasos de planta, substratos, insumos e fertilizantes necessários para o plantio e desenvolvimento da droga.
A primeira suspeita das autoridades era de que, pelo fato do local possuir enorme estrutura para cultivo e produção da planta, o casal estaria envolvido em tráfico de drogas. Porém, o jovem José Ferreira de Barcellos Filho alegou na audiência de custódia que se tratava de cultivo para uso medicinal (leia mais abaixo).
Nas imagens, é possível ver que o casal plantava diversas variedades de maconha, como HiFi 4G, rica em THC e efeito ‘calmante’, cujo período de floração é de 8 semanas, além da Orange Bud, que funciona bem no cultivo indoor, isto é, dentro de casa.
Além de José Ferreira de Barcellos Filho, um casal foi preso em Cuiabá e um homem em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA
José Ferreira passou por audiência de custódia e foi liberado depois de alegar que usava a droga para 'fins medicinais'. Ele apresentou uma prescrição médica recomendando o uso do THC para transtornos mentais.
A OPERAÇÃO
A Operação Western está dentro da Operação Inter Partes, e integra o planejamento da Polícia Civil no Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso para o combate à atuação de facções criminosas no Estado.
A ação integra ainda a Operação Narke 4, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP), em razão da semana em que se celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 26 de junho, para conscientizar a sociedade sobre os impactos das drogas, em parceria com as Denarc dos demais estados brasileiros.
LEIA MAIS: Polícia encontra estufa de maconha e prende quatro traficantes 'gourmet'; veja vídeos
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.