O governador de Mato Grosso decretou estado de emergência zoossanitária no território para prevenir a Influenza Aviária H5N1, a gripe aviária. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (31) e vale por 180 dias (seis meses).
O Estado não tem registro de gripe aviária e a medida, portanto, é preventiva. O decreto prevê “medidas preventivas, de controle, monitoramento e análise de risco em função da doença em aves silvestres, marinhas e domésticas para evitar a disseminação em criações de subsistência e na avicultura industrial, e consequentemente conter danos à saúde pública”.
Ainda conforme o decreto, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicará normas complementares, mediante portaria, a fim de operacionalizar as ações decorrentes do estado de emergência. A medida atende orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sugerida em julho deste ano. Os demais estados que decretaram o estado de emergência são Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.