A Prefeitura de Sinop (a 503 km de Cuiabá) investiga, desde esta terça-feira (13), a morte de seis macacos-prego no Parque Florestal municipal. O local está fechado temporariamente desde sexta-feira (9) e a principal suspeita é de envenenamento.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, cinco animais foram achados mortos e dois com vida. Destes últimos, um morreu posteriormente e o outro segue em tratamento, com expectativa de ser devolvido à natureza em breve.
Além do secretário, a bióloga Cristiane Cesco Diel, a veterinária Elaine Dione (UFMT) e o biólogo Rafael Arruda (UFMT), estão acompanhando o caso e devem apresentar os resultados das análises para confirmar a causa das mortes.
A médica veterinária Elaine Dione, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que acompanha o caso, reforça a suspeita de envenenamento. Ela informou que o parque foi fechado por precaução à saúde pública e alertou que a população não deve alimentar os animais.
Segundo a veterinária, essa prática altera o comportamento da fauna, levando-os a buscar alimentos fora do parque, e gera riscos para os animais e para as pessoas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.