A prática de esportes ao ar livre nas quadras de areia caiu no gosto da população cuiabana. No último ano, o esporte cresceu cerca de 250% em todo país, segundo a Confederação Nacional de Futevôlei do Brasil (CNFB) e, em Cuiabá, não é diferente.
O futevôlei nasceu nas areias das praias do Rio Janeiro há cerca de 60 anos, mas foi durante a pandemia covid-19 que ganhou o Brasil. Praticar atividades físicas ao ar livre foi a saída para inúmeras pessoas durante o isolamento social e quarentena, que fecharam as academias. Foi nesse momento que o esporte se potencializou e ainda trouxe o desenvolvimento de outras modalidades, como o 'beach tênis'.
A prova disso é a implantação de inúmeros centros de treinamento (CT) de quadras de areia em diversos pontos da cidade. O presidente da Federação Mato-grossense de Futevôlei, Bruno Lopes Dias, destaca que a modalidade é um esporte que atende a todos os públicos, crianças, adolescentes e mulheres e, por isso, está se ampliando rapidamente na Capital.
Bruno, que é ex-jogador profissional e chegou a disputar diversos campeonatos nacionais, conta que iniciou no esporte em 2004. Na época, eram poucos atletas na modalidade, mas isso não impediu a expansão do esporte.
“Eu costumava dizer que quando eu comecei no futevôlei, éramos uns 15 atletas em Cuiabá. Hoje, temos milhares de pessoas. Um exemplo disso é o número de CTs que estão espalhados pela Capital e em todo o Estado. É aí que a gente percebe o crescimento do esporte e nós acreditamos que temos uma parcela nisso, plantamos uma sementinha lá atrás e, hoje, vemos o esporte em ascensão”, conta Bruno.
Além da expansão na construção de centros esportivos com aulas e locação de quadras, uma nova modalidade surgiu, o chanado beach tênis, que é uma mistura do tênis tradicional e do vôlei de praia. O esporte está se tornando popular nos CTs. O sucesso da modalidade está relacionado à facilidade para aprender a jogar e pela diversão que proporciona, mesmo para quem nunca pegou em uma raquete antes.
“É um esporte novo, é a modalidade do momento, é um tênis jogado na areia em duplas. A bola não pode tocar na areia, os atletas usam uma raquete e uma bola especial, quase um tênis, mas jogado na quadra de areia. O futevôlei, o beach tênis e o vôlei de areia são sinônimo de qualidade de vida, é viciante”, explica.
O futevôlei é considerado um esporte que trabalha toda a musculatura do corpo e é indicado para quem não curte academia. “Os esportes ao ar livre viraran tendência, necessidade, ninguém mais quer ficar trancado em uma academia, sendo que pode se exercitar próximo à natureza. Eu recomendo o esporte”, exclama Bruno.
O desportista é sócio proprietário do mais novo CT de Cuiabá, o Reserva Beach Sports. Localizado no bairro Santa Rosa, conta com quatro quadras que oferecem aulas nas modalidades beach tênis, futevôlei e vôlei de areia. Também dispõe de vestiários feminino e masculino, bar e estacionamento. A estrutura do local foi pensada para receber campeonatos, regionais e nacionais, além de oferecer a opção de localização para eventos fechados.
SAÚDE
Inaugurado em janeiro de 2022, o local tem suporte para atender alunos de todas as faixas estárias e conta com professores qualificados. A funcionária pública Giliane Rondon pratica futevôlei há cerca de dois anos. Ela conta que os benefícios para saúde são inúmeros, entre eles aos pulmões, coração e músculos.
"É um esporte que nos dá outro condicionamento físico totalmente diferente, que a gente não vai conseguir na academia. Nos ensina o controlar a respiração, percepção, dá força e resistência para o corpo”, conta Giliane.
A empresária Camila Sampaio, jogadora de vôlei desde os 10 anos, compara os movimentos feitos nas duas modalidades e cita o futevôlei como o esporte com melhor preparação física.
“Me interessei pelo futevôlei pela agilidade que ele proporciona dentro da quadra. Não é um esporte fácil, os fundamentos são bens difíceis, mesmo já tendo a praticado vôlei, é totalmente diferente. Mas te dá condicionamento para chegar em outros esportes. É qualidade de vida, faz bem para saúde e é ao ar livre”, declara Camila.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.