Secretários e representantes da Prefeitura de Várzea Grande que integram o MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Escola Superior de Contas, participaram da aula magna da pós-graduação, realizada nesta tarde, 16 de maio. A abertura da especialização foi conduzida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Ramos Tavares, com o tema “Desafios dos Gestores na Sociedade Plataformizada”, realizada no auditório da Escola de Contas.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou a importância da qualificação continuada dos gestores públicos. “Capacitar nossa equipe é uma prioridade da gestão, pois acreditamos que uma administração pública eficiente e preparada é essencial para atender melhor à população. Esse MBA oferece ferramentas fundamentais para que nossos secretários e técnicos possam inovar, prestar contas com transparência e buscar soluções mais modernas e econômicas para os desafios urbanos”, afirmou.
Participam da formação o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Luiz Pereira, a secretária adjunta Regiane Marli, a Controladora Geral do Município, Elisângela Oliveira, o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, entre outros técnicos da atual gestão.
Para Celso Luiz Pereira a iniciativa representa uma oportunidade concreta de ampliar o conhecimento técnico e estratégico da equipe. “Estamos diante de um cenário de grandes transformações tecnológicas e sociais, e precisamos estar atualizados para que as obras e ações da nossa secretaria acompanhem esse ritmo”, disse.
A controladora Elizângela Oliveira ressaltou o impacto da formação na qualidade da gestão. “A boa governança começa com capacitação. Com esse MBA, vamos aprofundar temas essenciais como prestação de contas, licitações e controle interno, sempre com foco na legalidade e na eficiência”, avaliou.
Já Edu Sá, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou a importância de alinhar conhecimento técnico com inovação. “O curso oferece ferramentas para modernizarmos a gestão e tornar Várzea Grande mais atrativa para investimentos e para o turismo, com políticas públicas bem estruturadas”, afirmou.
O curso é promovido em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e coordenado pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.
Com carga horária de 360 horas, a formação reúne mil alunos de todo o estado, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores da administração estadual com ensino superior completo e é gratuito. Os módulos abordarão temas fundamentais como prestação de contas, licitações, compras públicas, tecnologias para gestão municipal, processo legislativo e captação de recursos.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, explicou o objetivo da pós-graduação. “Esse MBA foi idealizado com o propósito de qualificar e fortalecer a gestão pública em nosso estado e é com imensa satisfação que recebemos o ministro André Ramos Tavares, que nos brinda com sua experiência ao abordar um tema tão atual. Vivemos em um tempo em que a tecnologia e a informação transformam não apenas a forma como nos comunicamos, mas também, como governamos. Os gestores públicos precisam estar preparados para lidar com essa nova realidade, onde a eficiência, a transparência e a inovação são exigências da sociedade”, declarou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.