Cerca de 100 trabalhadores da coleta de lixo de Cuiabá contam com apenas um vaso sanitário, ainda em condições precárias e insalubres, no banheiro destinado aos garis na sede Central de Apoio do bairro Pedra 90. Os profissionais relatam que se o problema não for solucionado, na sexta-feira (17), pode ocorrer uma nova paralização da categoria.
Em um vídeo, os garis revelam a precariedade do banheiro reservado para uso exclusivo deles durante a rotina de trabalho. Nas imagens, os trabalhadores mostram o espaço com cinco banheiros individuais, mas apenas um deles tem vaso sanitário em boas condições de uso e funcionamento. Os outros quatro banheiros individuais estão com os chuveiros instalados, mas com o forro e porta danificados, sem vaso sanitário, apenas com o cano de instalação da rede de esgoto exposta, além de outros interditados.
VEJA VÍDEO
Além dos trabalhadores ficarem expostos diretamente ao sol de 40ºC nesta semana, eles ainda relatam que precisam fazer uma espécie de ‘revezamento’ quando necessitam utilizar o banheiro. Na última semana, os garis chegaram a paralisar as atividades em protesto pelos constantes atrasos no pagamento dos salários, do vale-alimentação, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e por melhores condições de trabalho.
LEIA MAIS: Garis suspendem atividades e cobram salário em atraso em Cuiabá e VG
Os trabalhadores da coleta de lixo dizem ainda que podem voltar a paralisar as atividades na sexta-feira, caso a Empresa Locar Gestão de Resíduo não regularizar a situação dos banheiros.
Em nota, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), responsável pela gestão do serviço, informa que a Locar Gestão de Resíduo será notificada sobre a situação.
NOTA NA ÍNTEGRA
Com relação à possível paralisação de garis de Cuiabá, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) esclarece que:
- Realiza com regularidade pagamentos às terceirizadas pelos serviços prestados em Cuiabá;
- Tendo em vista que há denúncia de condições adversas no local de trabalho, a empresa Locar será notificada sobre o assunto para atender as demandas dos funcionários;
- A Limpurb realizou uma série de mudanças para garantir condições de trabalho adequadas durante a atual onda de calor, entre elas a redução do horário de trabalho em períodos de maior incidência do sol na capital.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.