O Comitê de Mortalidade Materna e Infantil, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), promovem nesta segunda-feira (28), no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, o Fórum de Mobilização pela redução da mortalidade materna e infantil. O evento pretende esclarecer aos interessados o panorama da mortalidade infantil em Cuiabá e a assistência pré-natal na Capital e em Mato Grosso.
Entre as políticas realizadas em nível de Brasil, a rede de atenção ao parto e criação do fórum permanente da Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde, inserido no Sistema Único de Saúde serão temas apresentados. Imagem da Internet Rede Cegonha fundamenta, nos princípios da humanização e assistência, a livre escolha da mulher durante o parto
A Rede Cegonha fundamenta, nos princípios da humanização e assistência, a livre escolha da mulher durante o parto, nascimento seguro através de boas práticas, atenção à saúde da criança até os dois anos de idade, entre outros. Em contrapartida ao projeto de humanização, deve ser discutido entre os participantes do evento, a quantidade de cirurgias cesáreas realizadas pela rede privada de saúde. Dados apontam que em 2011 mais de 65% dos partos em Cuiabá foram realizados através de cesáreas. Quando a Organização Mundial de Saúde estabelece que cesáreas sejam realizadas apenas em casos muito específicos. AMPLA DISCUSSÃO “Considerando que esse é um problema que envolve tanto a mãe quanto a criança, no âmbito do Ministério Público, essa discussão interessa não apenas à Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, mas também a Promotoria da Cidadania que atua na área da saúde”, destacou o procurador de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado. O 'Fórum de Mobilização pela redução da mortalidade materna e infantil' conta também com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem, Unimed, Conselho Regional de Psicologia, entre outras entidades. Os comitês municipal e estadual de Mortalidade Materna e Infantil são instâncias deliberativas, interinstitucionais, multiprofissionais, vinculados à Secretaria Municipal e Estadual de Saúde. Sua atuação é técnico-científica e consultiva, sigilosa, com natureza eminentemente educativa. O Fórum teve início às 7h30.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.