O primeiro dia de provas do Enem foi marcado pela realização da redação, que em 2018 teve como tema a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O professor de redação do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), Edu Arruda Neto, classificou o assunto como um dos mais desafiadores e interessantes da história do exame.
De acordo com o docente, os textos de apoio serviram para orientar os candidatos e deixaram claros quais eram as orientações para o desenvolvimento do texto. Edu Arruda Neto ainda frisou que muitos estudantes podem acabar se confundindo e falando sobre fake news, o que segundo ele, pode resultar até em nota zero na redação.
“O tema foi um dos mais interessantes e desafiadores da história do Enem, e os textos de apoio foram fundamentais para o aluno entender a linha de raciocínio desejada pelo Ministério da Educação. O aluno que focou a redação em fake news tem uma enorme chance de zerar a redação, elas somente deveriam ser citadas num contexto bem específico”, afirmou.
Edu explicou que a redação deveria tratar, principalmente, sobre os dados em si e como eles podem ser usados por empresas para influenciar nos costumes e até mesmo na oferta de produtos para os usuários, principalmente de redes sociais.
“A tese deveria girar em torno de como os algoritmos influenciam desde nossos hábitos de consumo a círculo de amizades e preferências políticas, e o que a sociedade deve fazer para evitar que vivamos em bolhas virtuais de opiniões, notícias e hábitos sempre similares aos nossos”, completou.
Em Mato Grosso, 96.793 pessoas se inscreveram para fazer o exame. Além da redação, os candidatos fizeram prova de linguagens e de ciências humanas. No primeiro dia, o clima era tranquilo e poucos chegaram atrasados para as provas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.