O ex-participante do reality show Big Brother Brasil, César Black, publicou um vídeo na sua rede social criticando a lei 12.542/24 de Mato Grosso que determina que os cuidados íntimos de pacientes sejam feitos pro profissionais do mesmo sexo. Black, que também é enfermeiro, classificou que a lei trata a enfermagem com preconceito e desrespeito.
"No que tange à enfermagem, são 85% dos profissionais do sexo feminino e apenas 15% masculino. Na prática, se tivermos 50 pacientes internados e desses, 40 sejam homens e apenas um [enfermeiro] de plantão, esse cara vai dar conta de atender 40 pessoas? Realizar banho de leito, troca de fralda? Quem vai perder é o paciente que vai ficar sem o cuidado mínimo, básico assistêncial que a enfermagem é especialista nisso", disse o profissional que ficou conhecido ao participar da edição 23 do BBB.
Conforme o artigo 2 da lei sancionada em Mato Grosso, apenas os serviços de enfermagem que não impliquem cuidado íntimo com os pacientes poderão ser desempenhados por profissionais de ambos os sexos. Legislação tem objetivo de evitar abusos contra os pacientes.
Black, por sua vez, citou um caso em que um profissional da enfermagem foi acusado de abuso, mas foi "salvo" pela paciente que registrou a situação.
"Sempre querem culpabilizar a enfermagem por todos os problemas e que podem ocorrer em qualquer profissão. Não tirem da enfermagem o direito básico que é o cuidado", finalizou.
VEJA
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.