A Prefeitura de Cuiabá promoveu, na segunda-feira (22), um encontro no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu servidores, autoridades municipais e estaduais.
A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com participação da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, da secretária Hélida Vilela e do secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier.
Durante o encontro, foram debatidas pautas como ampliação de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência (PCDs), presença de intérpretes de Libras em eventos oficiais, desocupação de calçadas no centro de Cuiabá e medidas para melhorar a mobilidade urbana.
A secretária Hélida Vilela destacou que a data simboliza a renovação do compromisso da gestão municipal com a inclusão. Já o secretário-adjunto Andrico Xavier anunciou a realização do Fórum de Inclusão em outubro, com foco na mobilidade e acessibilidade.
Também foi discutida a necessidade de mudanças na legislação para reconhecer a formação de nível superior de intérpretes de Libras. Em setembro, foi fundada a Associação dos Intérpretes de Cuiabá para tratar do tema.
Representantes do Governo do Estado, como Thais Augusta de Paula, da SETASC, reafirmaram apoio às políticas de inclusão. Depoimentos de profissionais e cidadãos que convivem com a deficiência marcaram o encontro, entre eles o jornalista Ulisses Lalio, que relatou desafios enfrentados como pessoa autista no mercado de trabalho.
O evento contou ainda com a presença de vereadores, gestores e representantes de entidades ligadas à pauta da inclusão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.