A maioria dos acidentes envolvendo motociclicletas está ligada às "condutas erradas" dos próprios pilotos. A afirmação é do comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTRAN), tenente-coronel Adão César. Mato Grosso já registrou um total de 5.272 ocorrências com moto nos seis primeiros meses de 2024, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Em Cuiabá e Várzea Grande, a média de acidentes por dia foi de cerca de sete.
LEIA MAIS: Acidente de trânsito deixa mulher desmembrada em Cuiabá; veja vídeo
“A maioria dos acidentes, sobretudo os envolvendo as motos, estão diretamente ligados a conduta errada dos motociclistas, excesso de velocidade, mudança indiscriminada de pista, transposição de canteiros, conversões em locais proibidos, uso de celular, não uso de capacetes, ultrapassagem em locais proibidos. Essas são algumas das principais infrações praticadas por motociclistas e que causam acidentes”, afirmou para reportagem do HiperNotícias.
Conforme já reportado, Cuiabá e Várzea Grande registraram 1.387 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em 2024 e foram, em média, sete acidentes por dia envolvendo motociclistas. No período, foram 188 mortes em todo estado de Mato Grosso e outros 1.450 motociclistas sofreram algum tipo de lesão. Ao total, o Estado teve 5.272 ocorrências. O número é quase metade do total registrado em 2023 e, embora expressivo, indica tendência de estabilidade.
LEIA MAIS: Cuiabá e VG registram sete acidentes de moto por dia nos seis primeiros meses de 2024
"Todo e qualquer acidente preocupa, mas quando se fala de motocicleta esses números preocupam ainda mais, isso porque devido as características do veículo, moto, quando se ocorre um acidente a possibilidade de ferimentos do condutor é extremante alta", ressaltou Adão César.
ORIENTAÇÕES
O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário enfatiza que o trânsito não é uma disputa por espaço, mas sim convivência no espaço. Por isso, o respeito à legislação é essencial para evitar acidentes e desentendimentos na hora de dirigir.
Entre as orientações, o comandante destacou, para os motociclistas, o uso de capacetes, retrovisores, cuidado redobrado ao mudar de pista, não transpor canteiros, respeito aos sinais de trânsito e cuidados redobrado nos chamados 'corredores', o espaço entre veículos que as motos costumam acessar.
“Respeito às regras de trânsito sempre será o fator principal para prevenção de acidentes”, reiterou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.