Em menos de 48 horas de funcionamento, o pronto-atendimento infantil do Hospital Estadual Santa Casa já registra superlotação. O novo espaço ampliou de 70 para 120 a capacidade de atendimentos diários. A administração da unidade remete a situação à falta de atendimento nas unidades de saúde de Cuiabá.
Mesmo com a ampliação, os leitos pediátricos de internação estão todos ocupados e restam apenas três leitos intermediários disponíveis no pronto-atendimento infantil. Contudo, neste momento, a recepção está lotada de pessoas que precisam de assistência.
A diretora do Hospital Estadual, Patrícia Neves, teme não conseguir receber pacientes que cheguem em estado grave ao setor.
“Em menos de 48 horas de funcionamento desta ala, que foi reformada e ampliada, já lotamos a recepção e estamos muito próximos de lotar os 19 leitos pediátricos disponíveis. Estamos preocupados, pois percebemos que este é o único hospital que funciona de porta aberta para o atendimento de crianças em Cuiabá”, disse.
Já o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que uma unidade de pronto-atendimento não é suficiente para atender à demanda de todo o município de Cuiabá.
“Se a saúde da Capital não funcionar como deve, iremos colapsar o pronto atendimento que acabamos de reformar e entregar para a população. Estamos angustiados com essa situação”, pontuou.
Somente em 2024, o Hospital Estadual Santa Casa realizou mais de 6.772 atendimentos no pronto-atendimento infantil da unidade, que estava funcionando temporariamente, sem qualquer interrupção, em outro espaço do prédio.
A modernização do pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual foi entregue na última quarta-feira (3). Para a modernização da ala, o governo de Mato Grosso investiu R$ 3 milhões para garantir o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde de todo Estado.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Cuiabá informou que o pronto-atendimento infantil nas unidades do município segue dentro da normalidade.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.