Os candidatos a prefeito de Cuiabá assinaram um termo de compromisso social que visa o comprometimento com o legado da Copa do Mundo de 2014 durante evento realizado na manhã desta terça-feira (24) na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA). Durante o evento a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo e a Prefeitura de Cuiabá foram cobradas para cumprir a Lei de Acesso à Informação.
A cobrança foi pelo fato de que o Instituto Ethos solicitou informações sobre a Copa do Mundo em Cuiabá à prefeitura, que em tese, enviou ofício à Secopa e até agora não obteve informações. O pedido foi feito há dois meses.
|
O evento é ação promovida pelo Instituto Ethos em parcerias com a Atletas pela Cidadania, Rede Social Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis, além da participação de entidades locais. Elas uniram forças para propor o desafio aos candidatos das cidades-sedes da Copa com o seguinte questionamento: “Que legado a sua gestão vai deixar para a cidade?”.
O objetivo é garantir que o futuro prefeito tenha a responsabilidade de garantir à população o acesso ao esporte, a transparência nos gastos públicos e promova ações ligadas ao desenvolvimento sustentável da cidade.
Representantes das entidades como Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a ONG Moral também marcaram presença no evento. O advogado Bruno Boaventura, da ONG Moral, ressaltou a importância de se ouvir a sociedade e questionou: Para que serve o poder público?
|
Boaventura informou ainda que a ONG Moral irá fiscalizar a Justiça Eleitoral para garantir que as eleições ocorram de forma limpa e oportunize que todos participem. Além disso, ele aproveitou para defender o financiamento público de campanha como forma de dar chances de que “cidadãos comuns disputem eleições”, mas defendeu também o controle deste modelo de arrecadação.
“Não basta liberar o financiamento público de campanha, é preciso fiscalizar e levar em consideração os gastos”, afirmou.
O advogado Vilson Neri, representante do MCCE, foi mais direto durante seu discurso na abertura do evento. “Não queremos que Cuiabá pague o pato pela corrupção. Candidatos joguem limpo”, declarou, num claro recado aos postulantes.
A atleta de vôlei Ricarda Lima veio a Cuiabá como representante da Atletas, apresentou os dados do esporte e cobrou mais atenção à esta área. Ela animou os participantes e ao final os candidatos assinaram o Termo de Compromisso Cidades do Esporte.
|
Outros dois termos foram assinados: Pacto pela Transparência Municipal - referente à transparência nos gastos públicos - e o Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.
Os candidatos tiveram cinco minutos para falar e, em geral, todos eles afirmaram que muitas das ações propostas já estão inseridas no plano de governo, porém, também garantiram que irá adequar o programa para atender os termos de compromissos firmados. O único postulante ausente foi Guilherme Maluf, representado pelo vice João Celestino.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.