Depois de representar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em uma competição internacional de debate, realizada em Washington, nos Estados Unidos da América, o grupo formado pelo professor doutor Valério Mazzuoli, juntamente com as estudantes Monique Jeane Barbosa da Silva e Jennifer Gnoatto, lançará o livro Direitos Humanos na Jurisprudência Internacional. A obra reúne todo o levantamento realizado pela equipe durante a fase de preparação para o torneio de oratória disputado na América do Norte. A cerimônia de lançamento do livro será realizada nesta quinta-feira (25), na livraria Janina, no Pantanal Shopping.
Divulgação

Registro do grupo representante da UFMT na disputa realizada em Washingto, no ano de 2018
Ao HiperNotícias, a estudante do quinto ano de Direito Monique Barbosa conta que a UFMT se destacou positivamente na competição, alcançando um páreo seguro frente outras universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP). Apesar de não ter sido a campeã da disputa, na qual uma universidade da Colômbia ficou com o primeiro lugar, a equipe mato-grossense converteu parte do esforço dirigido à competição na produção do livro.
Lançado pela Editora Método, em parceria com o grupo Gen, o livro é escrito e organizado pelo professor de Direito Internacional Valério Mazzuoli, por Monique e pela estudante do quartanista Jennifer Gnoatto. Os três participaram da competição, o professor foi o treinador e as duas universitárias foram as oradoras. O trio foi a Washington acompanhado de outra treinadora e dois observadores da UFMT.
Durante a disputa, o grupo foi responsável por representar o Estado, enquanto a equipe concorrente representava a vítima. Intitulado como “Maria e Monica Quispe Vs. República de Naira”, o tema do debate falava sobre crianças indígenas que foram presas arbitrariamente no Estado de Naira e que foram escravizadas e abusadas.
A competição em que Monique participou como debatedora, realizada em 2018, foi a 23ª edição do evento, porém a estudante já havia participado da disputa anterior como observadora. À época, a equipe realizou diversas ações arrecadatórias para participar da competição - que, superficialmente, conforme aponta Monique, custou cerca de R$ 20 mil.
Serviço:
O que: lançamento do livro Direito Humanos na Jurisprudência Internacional
Quando: nesta quinta-feira (25), às 18h
Onde: Livraria Janina do Pantanal Shopping
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.