Isadora Spadoni/Hipernoticias |
O saco de pão com anúncio agrada não apenas aos anunciantes e agências de publicidade, como também aos consumidores que aproveitam dos cupons descontos |
Em Cuiabá, apesar de acanhadas, as mídias alternativas já têm seu espaço. É possível ver quadrinhos com anúncios nada comuns em banheiros de restaurantes e sacos de pães em padarias que mais parecem um versátil classificado, com direito até a alguns cupons descontos.
A diretora da franquia internacional Publipan em Cuiabá, Sâmia Nadaf, explica que a marca vem com uma proposta de mídia diferente e que proporciona garantia de entrega ao anunciante. A Publipan é responsável por distribuir gratuitamente saquinhos de pão em padarias cadastradas, atendendo em Cuiabá 22 estabelecimentos entre os perfis A, B, C e D.
Presente na Capital desde abril deste ano, a marca completa no mês de agosto a terceira edição, e já conta com 25 anunciantes de diferenciados segmentos. “Ao optar pela mídia em saco de pão, o cliente está buscando o diferente e fugindo do tradicional. Além do que, chega a ser mais barato e eficaz que uma panfletagem”, explica.
A publicitária e doutora em artes e multimeios pela USP e professora da UFMT, Hélia Vannucchi, explica que com a inclusão da internet nos meios de comunicação ditos tradicionais (televisão, rádio e jornal), o conceito de mídia vem sendo reformulado. “Agora passa a fazer parte de mídia todas as possibilidades que a marca encontra de se estabelecer fren público”, argumenta.
Divulgação |
Os fanáticos por futebol podem treinar suas habilidades no mictório, com a campanha publicitária da ESPN |
Divulgação |
A mensagem e o meio das mídias alternativas são diferenciados, buscando muitas vezes a proximidade e irreverência |
O diretor comercial da Enox em Cuiabá, Daniel Kamil Fares, reclama que em Cuiabá ainda existe a cultura do imediatismo. “As empresas preferem veicular sua propaganda na Globo e encher a loja no outro dia”, diz. O perfil de anunciantes de mída indoor em Cuiabá, segundo ele, é composto em sua maioria por empresários que confiam bastante nas agências de publicidade contratada ou pessoas mais jovens que estão a frente dos negócios.
Antes de ser responsável pela franquia da Enox, Daniel dirigia, até 2004, a outra franquia de indoors, WC mídia, mas optou pela atual porque esta não exige um formato padrão – os quadrinhos de banheiro.
TEM ESPAÇO PARA TODOS
Para Hélia Vannucchi, a mídia tradicional não vai ser substituída pela também conhecida como marketing de guerrilha. “Tem espaço para todas. Assim como o rádio não foi abolido com a vinda da televisão e o jornal nunca vai deixar de existir”, finaliza.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.
Flavio 09/08/2011
Que maravilha heim… parabéns a Samia e a Publipan pela inovação, a padaria ganha pq é gratuito e inovador, o cliente final ganha pela informação e entretenimento e o anunciante, sem palavras, anunciar em sacos de pão foi a melhor sacada deste século… qual o tipo de mídia que entra de forma tão direta e fica tão exposta na casa do consumidor quanrto o saco de pão??? Mais uma vez parabéns pela inovação.
Flavio 09/08/2011
Que maravilha heim… parabéns ao Franky e a Publipan pela inovação, a padaria ganha pq é gratuito e inovador, o cliente final ganha pela informação e entretenimento e o anunciante, sem palavras, anunciar em sacos de pão foi a melhor sacada deste século… qual o tipo de mídia que entra de forma tão direta e fica tão exposta na casa do consumidor quanrto o saco de pão??? Mais uma vez parabéns pela inovação.
2 comentários