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Cidades Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 19:20 - A | A

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Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 19h:20 - A | A

RISCO DE RESCISÃO

Abilio dá 30 dias para empresa regularizar coleta de lixo

A notificação foi feita durante reunião na sede da Prefeitura e está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta.

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, notificou oficialmente, nesta quarta-feira (21), os representantes da empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital, dando um prazo de 30 dias para que regularize os serviços prestados à população. A notificação foi feita durante reunião na sede da Prefeitura e está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta.

Erlan Aquino

abilio reuniao da locar cuiaba

 

Foram apresentados mapas que mostram a ausência total de coleta em diversos bairros da capital. “Tivemos uma reunião agora com a empresa Locar. Ela foi notificada e através de uma reunião produtiva apresentamos os mapas de observação, apresentamos as fotos, as reclamações da população e cobramos uma solução disso. O contrato é um contrato recente, foi feito em novembro do ano passado, então não é um contrato fácil de romper. Mas a empresa se comprometeu. Se em 30 dias ela não melhorar o serviço, agora oficialmente, documentalmente, a gente vai iniciar um processo de rompimento bilateral do contrato.”, afirmou o prefeito.

O secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felippe Wellaton, reforçou a gravidade da situação: “há áreas inteiras da cidade sem coleta há dias. A georreferenciação não deixa dúvidas sobre os pontos críticos. A cobrança é técnica, baseada em evidências concretas”.

O prefeito também fez um apelo para que a população continue registrando reclamações, uma vez que elas servirão de base para a fiscalização do cumprimento do prazo. “É importante que você continue cobrando. A empresa foi oficialmente notificada e, se não cumprir, vamos romper o contrato dentro da legalidade”, garantiu.

O compromisso foi formalizado por meio de um ofício assinado nesta quarta-feira. No documento, a empresa Locar reconhece os problemas na prestação do serviço e se compromete a adotar todas as providências necessárias para restabelecer a eficiência da coleta. O não cumprimento do termo no prazo estipulado poderá resultar na abertura de processo para rescisão do contrato, conforme prevê a cláusula 19 do Contrato nº 448/2024, firmado com a Limpurb.

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