Quatro estudantes universitárias trocaram beijos na boca (veja no vídeo ao lado, do G1) nesta terça-feira (11) na Câmara dos Deputados em protesto contra a intenção do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) de assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa.
Conhecido por uma postura de enfrentamento a grupos de defesa dos homossexuais, Bolsonaro trabalha junto à bancada do PP para comandar a comissão neste ano. Ele já obteve o apoio do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que presidiu a comissão no ano passado e enfrentou protestos de grupos de militantes negros e homossexuais.
"Queremos evitar que Bolsonaro, com todo o seu histórico de racismo e homofobia, alcance a presidência da Comissão de Direitos Humanos. Ele é um representante da ditadura militar. O povo brasileiro que foi às ruas não quer Bolsonaro", disse Maria Neves, estudante de história da Universidade Federal do Amazonas.
|
Um grupo de deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos se articula para convencer a bancada do PT, a maior da Câmara, a priorizar a Comissão de Direitos Humanos quando decidir quais comissões o partido escolherá presidir. O objetivo da articulação é evitar que a presidência da Comissão de Direitos Humanos fique com o PP de Bolsonaro.
PT adia decisão
Nesta terça, a bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu em reunião adiar a definição sobre quais comissões o partido pretende presidir neste ano na Casa. Como maior bancada, o PT tem prioridade na escolha da presidência de comissões, mas deixou a decisão para a próxima semana.
Com isso, permanece indefinido o nome de quem comandará a Comissão de Direitos Humanos (CDH), cuja presidência é reivindicada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido pelo apoio ao regime militar, declarações contra homossexuais e enfrentamento a movimentos sociais.
Bolsonaro
O deputado Jair Bolsonaro afirmou que o PP já se comprometeu em indicá-lo para a Comissão de Direitos Humanos, se o colegiado não for escolhido pelo PT.
"O PT quer manter as suas boas comissões e ao mesmo tempo controlar a de Direitos Humanos. Pelo menos conseguimos desgastar o PT. O líder do PP, Eduardo da Fonte, garantiu que eu seria o indicado. Temos que ter Comissão de Direitos Humanos para defender humanos direitos. Não bandidos", afirmou
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.