O presidente da França, Emmanuel Macron, apareceu em um vídeo tendo o rosto empurrado pela primeira-dama, Brigitte Macron, enquanto desembarcavam no Vietnã para a primeira etapa de uma viagem ao Sudeste Asiático na noite de domingo (25).
O gabinete do presidente francês agiu rapidamente nesta segunda-feira (26) para desviar a atenção do vídeo viral que mostra o momento entre os dois.
As imagens mostram a lateral da aeronave se abrindo com Macron aparecendo na porta.
Segundos depois, as duas mãos de Brigitte Macron se estendem para o lado e pressionam o rosto do presidente, no que parece um empurrão repentino.
Ele parece momentaneamente surpreso, mas rapidamente se recompõe e acena para a imprensa do lado de fora.
Enquanto o casal desce as escadas, Macron oferece o braço a Brigitte, que não aceita, optando por segurar o corrimão.
Inicialmente o governo francês negou o incidente no avião, mas posteriormente minimizou a importância do ocorrido.
Foi um “momento de união”, segundo uma fonte do Palácio do Eliseu.
“Foi um momento em que o presidente e a esposa estavam relaxando uma última vez antes do início da viagem, provocando-se de brincadeira”, falou a fonte à CNN nesta segunda-feira (26).
“Não era preciso mais nada para alimentar os teóricos da conspiração”, acrescentou a fonte, afirmando que pessoas pró-Rússia rapidamente transformaram o momento em polêmica.
Macron tem estado na frente dos esforços para chegar a um acordo sobre uma resposta coordenada da Europa para defender a Ucrânia após a invasão em larga escala da Rússia em 2022.
O incidente em Hanói ocorre enquanto Macron enfrenta outra onda de desinformação online.
Presidente lida com polêmicas
No início deste mês, o Palácio do Eliseu descartou como “notícia falsa” uma alegação viral — amplificada por autoridades do Kremlin — de que o presidente francês estava usando cocaína a bordo de um trem para Kiev ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz e do primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
O boato, rastreado até contas a favor da Rússia, alegava falsamente que um lenço de papel amassado que Macron pegou era um saco de cocaína.
O jornal Élysée publicou uma resposta online com a legenda: “Isto é um lenço de papel. Para assoar o nariz… Quando a unidade europeia se torna inconveniente, a desinformação faz um simples lenço de papel parecer droga.”
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Kremlin, Maria Zakharova, alimentou a alegação, sugerindo que a cena fazia parte de uma disfunção europeia mais ampla.
Autoridades francesas condenaram a campanha como parte dos esforços contínuos de Moscou para enfraquecer a unidade ocidental na Ucrânia e manipular as discussões de paz por meio de narrativas falsas e manipulação nas redes sociais.
VEJA O VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.