O prefeito de Araguatins, no norte do Tocantins, Aquiles da Areia (PP) interrompeu uma blitz realizada por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), na sexta-feira (9), questionando a legitimidade e a frequência das abordagens na cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o gestor no meio da via, discutindo com os agentes e criticando a interdição das ruas com cones. Assista ao final.
Por telefone, o prefeito Aquiles justificou sua atitude como uma forma de "apoiar os moradores". Segundo ele, a população local estaria sendo prejudicada por fiscalizações constantes que ocorrem de quinta-feira a domingo. O gestor classificou a situação como um "esquema" e afirmou que sua intervenção serviu para evitar novas apreensões de veículos.
"Araguatins possui seis agentes municipais de trânsito, mas toda semana o Detran realiza blitz na cidade, prejudicando os moradores", declarou o prefeito, que anunciou a intenção de municipalizar o trânsito e criar uma secretaria específica para o setor.
A Polícia Militar foi acionada para mediar o conflito. Após o diálogo, os cones foram retirados e as vias desobstruídas. Sentindo-se intimidados ou impedidos de realizar o trabalho, os agentes do Detran solicitaram escolta policial até a delegacia local para registrar a ocorrência e documentar o fato.
Em nota oficial, o Detran-TO esclareceu que a fiscalização em Araguatins faz parte de um planejamento regular focado na segurança viária e prevenção de acidentes. O órgão reiterou que todas as abordagens seguem rigorosamente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e são intensificadas em municípios com maiores registros de sinistros de trânsito. Com informações do G1.
ASSISTA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.


