O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República em 2026.
"É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação", declarou Flávio em uma rede social.
Jair Bolsonaro está impedido de disputar eleições após condenações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Preso por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente tem sido representado politicamente pelo filho mais velho.
LEIA MAIS: Bolsonaro anuncia Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência
Nos últimos meses, aliados disputaram o capital político de Bolsonaro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou a ser cogitado como possível nome.
Segundo aliados de Flávio, Jair Bolsonaro manifestou o desejo em conversas com o filho, que o visitou na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na última terça (2).
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), terceiro filho do ex-presidente, declarou apoio integral à candidatura do irmão.
Em publicação no X, Flávio criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve tentar a reeleição em 2026.
Procurado pelo g1, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, confirmou a indicação: "Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos".
Michelle Bolsonaro também comentou a decisão em rede social: "Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d'Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação".
Parlamentares próximos afirmam que Flávio recebeu orientações para ampliar sua projeção nacional, participando de eventos públicos e articulando ações estaduais. A pré-candidatura ainda precisa ser consolidada dentro do partido.
Filho mais velho de Jair Bolsonaro, Flávio tem 44 anos, é empresário e advogado. Foi deputado estadual no Rio de Janeiro e, em 2018, eleito senador pelo PL, com mandato até 2027. É reconhecido por colegas por ter perfil considerado mais político em comparação aos irmãos.
CONFIRA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






