Brasil Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, 13:08 - A | A

Quinta-feira, 05 de Maio de 2011, 13h:08 - A | A

Câmara aprova plebiscitos para dividir Pará em três Estados

da Redação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) a realização de plebiscitos no Pará para a criação de dois novos Estados, Carajás e Tapajós, desmembrados do Estado do Pará.

O projeto que prevê um plebiscito sobre a criação de Tapajós voltará ao Senado, já o de Carajás, será promulgado um decreto legislativo, e o plebiscito deve ser feito em até seis meses.

Já foram reservados no orçamento deste ano R$ 8,6 milhões para a realização dos plebiscitos, segundo o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA). Entretanto, é provável que se aguarde a aprovação para Tapajós para que seja realizado apenas um plebiscito sobre a criação dos novos Estados.

No projeto, Carajás ficaram no sul e sudeste do Pará, com 39 municípios, sendo a maior cidade Marabá. Tapajós ficará na região oeste do Estado, com 27 cidades, a maior é Santarém.

Queiroz acredita que a experiência de Tocantins e Mato Grosso do Sul comprovam que a divisão territorial pode trazer mais desenvolvimento à região.

"Tocantins e Mato Grosso do Sul, que foram desmembrados, estão hoje em situação melhor. Tocantins era antes o corredor da miséria goiana", disse.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foi um dos poucos a criticar a criação dos novos Estados.

"A criação de mais Estados não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento à população. Vai haver uma demanda de aparato administrativo", afirmou.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros