Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

Artigos Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2015, 21:10 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2015, 21h:10 - A | A

Sobre economia e publicidade

Recuso-me a assistir passivamente a esse cenário que vem se desenhando para o Brasil

ZIAD FARES



Assessoria

Não há outra saída a não ser reagir. Diante de todas as incertezas que economistas colocam sobre a mesa para o ano de 2015, afirmo e reafirmo: é preciso reagir. Recuso-me a assistir passivamente a esse cenário que vem se desenhando para o Brasil.


O aumento da taxa de juros e do risco Brasil, registrados desde o final do ano passado, refletiram no comportamento do empresariado brasileiro, que está menos motivado a fazer investimentos, segundo a Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que foi divulgada na última semana de janeiro.

O índice de intenção de investimento registrou 52 pontos em janeiro. No mesmo período do ano passado, a marca era de 61,5. Quanto mais próximo de 100, maior é a propensão do empresário em fazer investimentos. E mais: de dezembro de 2014 para janeiro, a queda também foi considerada rápida, com 0,4 pontos percentuais.

Outras quedas foram registradas em setores diversos da economia como a produção e a empregabilidade. De acordo com a Sondagem Industrial feita pela CNI, houve queda no índice de evolução da produção industrial em dezembro, que registrou 38,3 pontos. No mesmo mês, no ano de 2013, esse índice era de 40,2 pontos.

No quesito emprego, foram registrados 44,2 pontos em dezembro de 2014, abaixo dos 46,4 aferidos em dezembro de 2013. Pela metodologia utilizada pela CNI, indicadores abaixo de 50 pontos caracterizam conjuntura de queda.

Ainda assim, sou obrigado a concordar com a declaração da vice-presidente executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Sandra Martinelli, de que ainda existe potencial de crescimento, basta saber como alavancá-lo.

Sem ignorar a cautela, cabe a cada organização na sociedade fazer a sua parte, trabalhar identificando oportunidades, adaptando-se às novas realidades.

Exemplo disso é a previsão feita por especialistas de que investimentos em publicidade online devam continuar em ascensão.


Além disso, cabe a nós publicitários mostrar ao empresariado que ampliação do impacto das ações de marketing nas estratégias das empresas pode ajudá-los a alavancar negócios e valor para as marcas.

São nestes momentos que surgem as melhores oportunidades. Há que se combater esse clima de “insatisfação” que tomou conta do País. Digo isto não apenas por puro otimismo, mas por não considerar “ver a banda passar” uma opção.

A mesma pesquisa CNI aponta, por exemplo, que as empresas de maior porte são as que manifestaram mais interesse em fazer investimentos, registrando 59,9 pontos e se considerarmos o setor, as pertencentes ao setor farmacêutico (75,8 pontos); o de limpeza e perfumaria (65,3) e o de químicos (55,6) são as que estão à frente.

Esse é o papel do publicitário: estar atento às mudanças da sociedade, interpretar o que as pessoas querem e como querem, identificando oportunidades de ajudar na movimentação da economia.

A propósito: parabéns a todos os publicitários que comemoraram o seu dia no último dia 1º. Ousar continua sendo nosso principal verbo.

*ZIAD FARES é publicitário, proprietário da agência ZF Comunicação.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros