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Deste modo a empresa era verticalizada, desde a plantação de algodão até a fábrica de tecidos, era controlada pelo mesmo grupo, como acontecia com as indústrias Matarazzo por exemplo.
Na atualidade entendemos como se fosse a mesma configuração, porém com cada unidade controlada por um dono e com a necessidade de se entender como se fosse uma só, cadeia de suprimentos numa maneira simples de se entender nada mais é que o retorno do antigo modelo aplicado às necessidades atuais.
A gestão da cadeia no global pode ser feita por uma só pessoa ou então por uma unidade própria, mas a maneira mais utilizada é mesmo a gestão de um profissional especializado dentro de cada organização por isso, a logística caracteriza-se não somente como atividade isolada. Ela faz parte do todo e tem como objetivo harmonizar todos os elos na cadeia produtiva, atentando para os indicadores que apontam o desempenho de toda a cadeia como fator de sucesso.
Dentre vários objetivos de uma cadeia de suprimentos, a principal visa maximizar o valor global gerado. Desta forma, a união entre parceiros possibilita coordenar uma operação onde todos se beneficiam. Sendo forte sua atuação no mercado a lucratividade é dissolvida entre os participantes de modo que cada um se esforça pelo melhor desempenho individual.
A logística continua em evolução e a todo o momento surgem novas imposições, esses desafios continuarão exigindo dos profissionais a busca pela superação, o mercado é volátil e a administração logística permite dar respostas rápidas e corrigir desvios através de técnicas e visões cíclicas dos processos.
Ainda há muito a ser feito e o mais importante é saber que toda e qualquer empresa, para se tornar competitiva, deve investir em tecnologia e buscar capacitar seus profissionais.
Na era da informação é errado pensar que transporte se traduza somente em logística. Transporte é uma das diversas atividades da logística, troca de informações é logística “de conhecimento”, administração é logística “de direção”, parceria é logística “de relacionamento e valor agregado”.
FONTE: Francisco Marcio
* TARCISIO OLIVEIRA SOUZA JUNIOR é colaborador de HiperNotícias e escreve às segundas-feiras. E-mail: [email protected]
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terezinha cunha garcia 16/12/2013
Eu repiteria tdo que seu amigo escreveu . Os politicos talves por intereses proprios , nao se interessam pela continuidades das estradas pantaneiras ja elaboradas nas epocas das tais DITADURAS Militares... onde existia , Rodovias abundantes , e Ferrovias e Hidrovias , Hoje vivemos a mercer dos famosos Marchas Rezes ...andar sempre atrazados no seculo 21
Neiva castro da silva 12/11/2013
Caro amigo,voce fala de um assunto do qual é conhecedor na prática de 30 anos,pois conhece o assunto na pratica e na teoria ,pois faz o curso superior de Logística e tudo o que você escreveu é devidamente correto ,falta os "interessados fazerem a parte deles"!
Antonio Décio Ferreira Coelho 12/11/2013
O País, principalmente o nosso Estado vem a cada ano batendo recordes no agronegócio... É sabido também, que na contramão da produtividade desse segmento, existem fatores, que praticamente inviabiliza tamanho esforço despendido... Trata-se da incompetência governamental ao patinar nos investimentos da sucateada e pífia soluções de modais... O Brasil, por jogo de interesses, e por burrice mesmo, continua insistindo em avançar na contramão do progresso, não investindo em hidrovias e ferrovias... Comprometendo com isso, todo esforço despendido em sua produção, inviabilizando o negócio, no gargalo do escoamento...
Rúbia Garibotti 12/11/2013
Sou graduanda em Logística, um excelente artigo. Parabéns pela dinâmica visão e domínio no assunto uma vez que o país passa por um descaso por partes dos governos federal e estaduais . Onde temos uma produção record no setor do agronegócio, porem as infraestruturas precárias vem deixando muito a desejar, fazendo com que grande parte da produtividade se percam com a ineficiência no decorrer do escoamento.
Maria Alaíde Batista Camilo Leonoro 11/11/2013
não conhecia a abrangência do termo "logística"....mas, no meu parco entendimento, esse conjunto de atividades se chama "terceirização"....
Maria Ivete Becker 11/11/2013
Tarcísio! Esta sua matéria, hoje, trouxe-me mais um questionamento! Por que, nos dias atuais, em que até Cursos de nível Superior, são oferecidos nesta área de Logística, não se monta um Curso, voltado para suporte Governamental, para o atendimento das reais necessidades do setor produtivo? Poxa! Antigamente, empreendedores faziam tudo, na maior naturalidade. Sabiam visualizar as necessidades de seus parceiros e as apresentavam aos governantes, quase que numa exigência de atendimento das mesmas. Aliás! Os poucos Partidos que existiam, se firmavam entre o ser "a favor e/ou contra" as ações e objetivos pretendidos. Garanto-lhe, amigo, que não veríamos como eu vi, e não sentiríamos o que senti, ao viajar de SCS para POA, no dia 02/11. Previnadamente, eu separei os R$07.00 do Pedágio. Mas, ao chegar nele, estava liberada, fechada a passagem. Então, lembrei-me que dias antes, haviam noticiado que o Serviço de Cobrança dos Pedágios, teria sido suspenso. E rodando, passei a observar as péssimas condições da Rodovia. Pensei nos longos anos em que paguei, quase que mensalmente, o valor exigido pela Concessionária. E me tomou um sentimento de ter sido ROUBADA> LITERALMENTE ROUBADA!!! Sim, porque não poderia estar em tão péssimas condições de "intrafegabilidade". Buracos, cocorutos e desníveis, de remendos mal feitos. Barbaridade, tchê! E EU ME DEIXEI ROUBAR ASSIM??? Pensei, então, que poderíamos EXIGIR a DEVOLUÇÃO destes VALORES AFANADOS dos CONTRIBUINTES! Mas, NÃO EM ESPÉCIME! Nada de dinheiro, mesmo porque seria difícil o cálculo referente a cadaum dos que por ali passaram e contribuiram. Mas, em SERVIÇOS muito bem feitos! Isso mesmo! RESSARCIDOS com a CONSTRUÇÃO DE UMA BELLA RODOVIA< nos moldes de um País de 1º Mundo, assim como de 1º MUNDO PLUS-PLUS o foram nossos IMPOSTOS> Que tal? MAS< QUE TAL??? O que lhes parece??? Tarcísio! Não sei se ajudei em algo mas, é o que penso! Abraço!
rihanna silva 11/11/2013
caro colega concondo com sua opinião tambem acho que antigamente e atualmente tudo significa a mesmo coisa porem hoje logistica era vista e traduzida de forma mais dinâmica. digamos que antigamente era varios setores varias funções sem nenhuma divisão especifica de setores hoje com a evolução e a necessidade tudo se teve que ser dividido e atribuídos a diversos setores com isso quem vende materia prima e bem mais valorizado e o produto industrializado por sua vez veio a custar mais caro. desculpe não me expressar melhor e mais por ser um assunto que não condiz com os interesses de minha pessoa
noemia guarido 11/11/2013
Materia brilhante,concordo plenamente com as parcerias e vejo da mesma forma sobre logistica e transporte muito bem colocada no ultimo paragrafo de sua materia. Hontem vi uma materia sobre transportes e o quanto o Brasil perde e as empresas deixam de ganhar por falta de tranporte fluvial sendo que temos muitos e muitos km de rios navegaveis.
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