O piso de concreto polido tornou-se elemento de decoração em residências de alto padrão e passou a ser usado no Brasil com a mesma finalidade de acabamento interior.
Antes limitado ao chão da fábrica, o material invadiu a sala de estar, os quartos e a cozinha, graças a tecnologias como o polimento por diamante e novos reagentes agregados ao concreto. Entre eles, endurecedores de superfície à base de nanosílica, silicato de sódio, flúor silicato ou impregnantes poliméricos com resina epoxy.
Por isso, o emprego do concreto polido em superfícies internas de residências requer uma instalação especializada.
Wali Retsz/ Flirk |
![]() |
A vida útil muito mais longa que cerâmicas, madeiras ou carpetes, é fácil a manutenção; evita proliferação de mofos, ácaros e bactérias |
Segundo o vice-presidente da Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre) Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne, outro detalhe importante é que o lançamento do concreto precisa ser sempre agendado para os primeiros horários da manhã. É recomendável informar a concreteira que será aplicado um concreto com “traço para piso acabado” ou “traço para piso polido”.
Esse concreto vem com menor ou nenhuma quantidade de retardador de pega, fundamental para o uso em pisos polidos. Todos esses cuidados são para evitar uma das patologias mais comuns a esse tipo de piso: o lascamento ou delaminação. Normalmente, ela ocorre por causa do polimento prematuro ou do emprego de um concreto inadequado.
Para evitá-la, é preciso fazer o polimento após encerrado o processo de exudação do concreto, a fim de que não se criem lâminas d’água abaixo da superfície. Outra recomendação importante está na manutenção do piso. De preferência, ela deve ser sempre a seco, ficando proibido o uso de produtos ácidos, como “lava pedras”. Bem aplicado, o piso de concreto polido apresenta pelo menos seis vantagens em relação a outros revestimentos, disse Alexis.
Decortz |
![]() |
Antes limitado ao chão da fábrica, o material invadiu a sala de estar, os quartos e a cozinha, graças a tecnologias como o polimento por diamante |