A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) iniciou nesta segunda-feira (7) a terceira semana da Rodada Técnica, com programação voltada à região leste do estado. O evento, realizado em Nova Xavantina, dá continuidade à iniciativa que já percorreu municípios da região norte, levando aos produtores rurais informações técnicas e resultados de pesquisa que podem ser aplicados em suas propriedades.
Conforme o delegado coordenador do núcleo de Nova Xavantina, Bruno Tolotti, ao levar à base os resultados das pesquisas, a entidade promove o embasamento técnico e mais seguranças aos produtores. “A Rodada Técnica é muito importante, principalmente, para agregar conhecimento aos produtores, para que eles possam se manter na atividade em momentos de grande atualização e de grandes mudanças”, afirma.
Uma das principais características da região se dá pela presença de solos rasos e com alto teor de silte, que têm baixa capacidade de infiltração de água e estão mais sujeitos à compactação. Dessa forma, entre os principais temas abordados pelo coordenador de pesquisa do CTECNO Araguaia, André Somavilla, estavam o planejamento hidrológico e a rotação de culturas. “Aqui na região leste nós temos solos muito rasos e com alto teor de silte, então é necessário que a gente pense e atue de maneira integrada com os corpos hídricos para reduzir perdas de solo, de água e de fertilizantes. Isso também vai de encontro com a rotação de culturas, uma das estratégias que a gente tem dentro dos nossos sistemas de manejo para melhorar o planejamento hidrológico da lavoura”, salienta André.
Além dos sistemas de rotação mais tradicionais como a soja com milho ou soja com braquiária, nos últimos anos teve a entrada massiva do cultivo do gergelim na segunda safra, uma cultura que consegue se desenvolver bem em um período menor e sob estresse hídrico. Essa é uma das demandas dos produtores, que foi implantada no CTECNO Araguaia e será avaliada nos próximos anos para compreender quais culturas têm melhor desempenho na região.
Para o conselheiro consultivo da Aprosoja MT e presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, os investimentos em pesquisas voltadas para os gargalos da região são essenciais para garantir a competitividade e sustentabilidade da produção. “A Aprosoja MT está de parabéns. A gente tem solos siltosos, solos arenosos, questões climáticas diferentes na questão da seca, então ter uma área de pesquisa aqui tão próxima da gente é muito importante. Hoje à noite, passando os resultados para os produtores é de suma importância para a gente divulgar o que a Aprosoja MT está fazendo em prol do produtor rural, trazendo pesquisas que realmente podem ser aplicadas nas nossas propriedades”, destaca.
A Rodada Técnica seguirá nos próximos dias por outros municípios da região Leste e nesta terça-feira (08.07) o evento será no núcleo Araguaia Xingu, às 18h30, na Câmara Municipal de Confresa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.