Abrindo a programação de setembro, o Apro360 recebeu nesta quinta-feira (4) a Secretária de Comunicação do Estado de Mato Grosso, Laice Souza, para uma entrevista conduzida pela jornalista Fernanda Trindade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). O bate-papo destacou a importância da comunicação e o papel da informação de qualidade para a sociedade.
Durante a entrevista, Laice Souza reforçou o poder transformador da comunicação quando usada de forma estratégica, seja na comunicação privada ou pública. “A comunicação é profunda. Comunicação diz respeito a você mudar o pensamento de alguém sobre algo e isso é muito complexo. É falar de conceitos e da forma com você consegue atingir as pessoas. Não é só comunicar para o seu público, para a sua bolha. É furar a bolha e descobrir como comunicar e quebrar conceitos das pessoas que tem poder de decisão”, afirmou Laice.
Para a secretária, ouvir a sociedade é essencial para que a comunicação cumpra seu papel levando informação de forma clara e acessível, aproximando o cidadão e ampliando a transparência.
“A gente precisa ouvir as pessoas. A gente fala muito e acha que tem razão em tudo. Quando você ouve as pessoas, tem a sensação do que elas estão sentindo, você consegue extrair isso e entregar, porque comunicar é conectar. Se não tiver sentimento, não retorna”, pontuou.
Ao comentar sobre o trabalho do Governo do Estado para evidenciar o agronegócio, Laice lembrou que muitos ainda não percebem como o setor produtivo faz parte do dia a dia da sociedade.
“O Governador tem dito uma frase que resume muito bem essa parceria entre governo e setor produtivo: Mato Grosso é um estado que mais produz e preserva o meio ambiente. A gente precisa se orgulhar disso. Somos o maior produtor do Brasil e se fossemos um país seríamos o quarto maior produtor do mundo em alimentos. A gente é grande por causa do agro. Não dá para sacrificar um setor que representa tanto para o país, como o agronegócio, e taxar ela como um monstro ou causador de tudo se eu estou em um estado que preserva 60% do seu território e alimenta 10% da população mundial. A roupa que eu estou usando veio do campo. A comida que estou comendo tem soja. É uma cadeia que está dentro da minha casa”, salientou.
Para ela, além da comunicação, é necessária uma mudança de comportamento coletivo em relação ao agronegócio e ao meio ambiente. “Essa mudança de comportamento vai passar pela comunicação. A gente tem que ter aquela máxima de que: ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. Vamos continuar comunicando e utilizando todas as formas de comunicação possíveis. Só que isso só vai mudar quando as pessoas perceberem, quando for para dentro da escola, quando estiver no discurso de todas as pessoas e conseguir conscientizar os jornalistas. São vários setores que vamos precisar conscientizar”, destacou.
Ao final do bate-papo, Laice Souza deixou uma mensagem aos profissionais e futuros comunicadores. “Para todo mundo que queira fazer comunicação ou esteja fazendo comunicação, tenha certeza do que você quer. Acredite no processo e não queira pular etapas. Quem está nessa geração precisa entender que o processo é se reinventar todos os dias e fazer além do que lhe é pedido. É a proatividade e acreditar no processo. Como é bom olhar de lado e ver tantas mulheres fortes que estão vindo e ter referências”, finalizou.
Neste mês, o Apro360 recebe entrevistados de destaque em nível estadual e nacional para conversas diretas e objetivas sobre os principais temas que envolvem o agronegócio mato-grossense. Na próxima semana, excepcionalmente, na segunda-feira (08.09), o podcast recebe um convidado de renome nacional que vem para somar com um bate-papo descontraído sobre como o agronegócio conecta o campo à cidade e impacta a vida da sociedade.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.